O percurso expositivo está divido por dois pisos. O visitante inicia a visita pelo piso inferior, cuja temática das salas é a seguinte: DUAS INSTITUIÇÕES, DUAS COLEÇÕES, MUITAS PESSOAS; PÃO, VINHO, AZEITE; MEMÓRIA DO EDIFÍCIO. No piso superior encontram-se as salas: CONTANÁRIO; O TERRITÓRIO: DO PASSADO AO PRESENTE, DAS PESSOAS AOS OBJETOS; RITOS FUNERÁRIOS; ENTRE O TRADIÇÃO, O SAGRADO E O PROFANO. O Museu dispõe ainda de uma SALA POLIVALENTE, SALA DE SERVIÇO EDUCATIVO e de um PÁTIO EXTERIOR com uma exposição de HERÁLDICA.

Horário de Verão (1 abr. a 30 set.)
Quarta – Domingo:
10h00 – 13h00
15h00 – 18h00 (última entrada às 17h30)
Encerrado: segunda-feira e terça-feira de manhã

Horário de Inverno (1 out. a 31 mar.)
Quarta – Domingo:
10h00 – 13h00
14h00 – 17h00 (última entrada às 16h30)
Encerrado: segunda-feira e terça-feira de manhã

Contactos
+ 351 268 624 601
mae@cm-elvas.pt

Museu de Arqueologia e Etnografia António Tomás Pires

Largo da Senhora da Oliveira n.º 1
7350-120 Elvas

O Museu está instalado no edifício da antiga Manutenção Militar de Elvas, agora reabilitado para o efeito. Serviu anteriormente de depósito de trigo, cevada e palha e de Padaria Militar.

A exposição permanente “TERRITÓRIO: DO PASSADO AO PRESENTE, DAS PESSOAS AOS OBJETOS”, cruza a coleção de arqueologia do Museu de Arqueologia e Etnografia António Tomás Pires com a coleção de etnografia proveniente do Grémio da Lavoura de Elvas. A partir de uma (re) leitura dos objetos museológicos, com base numa abordagem biográfica, privilegia-se a diversidade de intervenientes envolvidos na formação das coleções e a contextualização dos usos e funções dos objetos.

Este Museu tem como MISSÃO conservar, documentar, investigar e divulgar os espólios que lhe estão confiados, no sentido de os valorizar, contribuindo para o conhecimento e o enriquecimento do património cultural material e imaterial, de cariz arqueológico e etnográfico, do território do atual concelho de Elvas.

Na sua VOCAÇÃO, pretende constituir-se como um espaço de referência para o estudo, divulgação, discussão e problematização das questões ligadas à arqueologia e à etnografia deste território, disciplinas estruturantes da sua matriz cultural.

Ver coleção