Assinalam-se esta quinta-feira, 21 de abril, os 509 anos sobre a elevação de Elvas a cidade, com a atribuição do foral pelo rei D. Manuel I. Um feito histórico que não podemos deixar passar em branco.

A cidade de Elvas ao longo de séculos foi um ponto chave da soberania de Portugal, tendo sempre estado à altura das solicitações recebidas, sobretudo nos momentos históricos em que foi chamada a defender o País e o Reino perante as tentativas de invasão para chegar à capital.

A sua posição estratégica, na fronteira, e as suas infraestruturas militares: quartéis, fortes, fortins, muralhas, que mantiveram o seu estado único e ímpar até aos dias de hoje, fruto dos trabalhos de conservação, valeram-lhe, em 2012, o reconhecimento pela UNESCO como “Cidade-Quartel Fronteiriça de Elvas e suas Fortificações”.

Ontem como hoje, continuamos a ser a Rainha da Fronteira, respondendo aos desafios que nos vão sendo lançados de forma positiva, à altura daquilo que são as nossas responsabilidades e competências.

Assim, termino com o desejo, de que consigamos enfrentar o futuro sempre com resiliência e que, tal como no passado, saibamos enfrentar os desafios que nos vão surgindo para conseguir colocar a nossa cidade no lugar que merece, nas áreas do turismo, da economia, da cultura, do desporto e em todas as outras áreas, tornando-a uma metrópole dinâmica e cheia de vida.

Conto com todos para conseguirmos levar o nosso objetivo por diante!
Elvas, 21 de abril de 2022

Comendador José Rondão Almeida