A Câmara Municipal de Elvas tem em curso a obra de requalificação da Avenida 14 de Janeiro, entre as Portas da Esquina e o Mercado da Casa das Barcas.

No decurso desta obra, de acordo de resto com o que a Câmara Municipal já informou, está a ser feita a substituição de 22 árvores, que são quase todas as que existem na referida avenida. Ali vão permanecer apenas uma árvore e outra vai ser transplantada.

Para esclarecimento da população interessada, a Câmara Municipal de Elvas informa que as árvores que estão a ser cortadas se encontram em mau estado fitossanitário, no fim da sua vida útil (como demonstram as fotografias juntas). Por isso, até para segurança de pessoas e bens, vão ser plantadas árvores novas neste local.

Esta obra em curso consta da requalificação e alargamento de passeios; criação de passeio em frente à Casa das Barcas; reordenamento do estacionamento; substituição de árvores; colocação de contentores subterrâneos para resíduos domésticos e separativos; e substituição das luminárias existentes por luminárias com tecnologia LED.

Esta fase da requalificação da Avenida 14 de Janeiro enquadra-se num conjunto de obras de recuperação do centro histórico de Elvas, feitas na Parada do Castelo, Meio-Baluarte do Príncipe, Faceira da Cisterna, Avenida e Largo de São Domingos, Largo dos Combatentes e Largo dos Terceiros, que formam um anel interior à cintura de muralhas seiscentista.