O Museu de Arte Contemporânea de Elvas estabeleceu um plano de atividades para este ano de 2020, e que inclui duas iniciativas.

A iniciativa re-criARTE, que em interação com o público, pretende recriar obras de arte da Coleção António Cachola, em depósito no MACE, e a Peça do Mês, do Museu de Arte Contemporânea de Elvas_Coleção António Cachola, que será colocada no edifício dos Paços do Concelho.

A re-criARTE lança o desafio a todos, para que descubram o  o artista que tem dentro… dentro de casa! Com objetos do dia-a-dia, o desafio é, mensalmente, recriar as obras de arte de vários artistas portugueses que integram a Coleção António Cachola em depósito no Museu de Arte Contemporânea de Elvas. Inspire-se, crie e partilhe connosco!

Para este trabalho pode utilizar os meios, suportes, técnicas e materiais (desde pintura, desenho, fotografia, vídeo ou escrita…) que desejar e no mês seguinte serão publicadas no site do Município de Elvas. Para submeter o registo deve enviar email para servicoeducativo.mace@cm-elvas.pt

Joana Vasconcelos

Wash and go, 1998

Ferro, collants, rede tremida, motor e temporizador

CONTEXTO

De volta às rotinas e aos afazeres do dia a dia, propomos recriar a peça da artista Joana Vasconcelos, desta vez utilizando uma peça de roupa.  Rodopiando em criatividade “Wash and go” remete-nos para um universo colorido, onde podemos passar por collants presas a motores de máquinas de lavar e seguirmos “limpos” por elas, para ver e sentir a arte contemporânea.

Expressem a criatividade através do desenho, pintura, fotografia, vídeo, texto ou escultura, enviando os trabalhos para divulgarmos no facebook do Município de Elvas para: servicoeducativo.mace@cm-elvas.pt

Joana Vasconcelos nasceu em Paris, em 1971. Vive e trabalha em Lisboa. Estudou na Ar.Co, entre 1989 e 1996 e no IADE, em 1991 e 1992. Em 2000, foi distinguida com o Prémio EDP Novos Artistas. Em 2003, recebeu o prémio Fundo Tabaqueira Arte Pública para o seu projeto de intervenção no Largo da Academia das Belas Artes em Lisboa instalado agora no Largo do Intendente, em Lisboa. Recebeu ainda em 2006, o prémio The Winner Takes it All, da Fundação Berardo, com a obra Néctar. Come-çou a expôr em meados da década de 1990 e, em 2005, foi convidada para participar na Bienal de Veneza, onde apresentou uma das suas obras mais emblemáticas Noiva, 200l. Joana Vasconcelos foi escolhida para representar Portugal na Bienal de Veneza de 2013. Tem feito diversas intervenções no domínio do espaço público através de vários projectos nacionais e internacionais – La Theiere, Le Royal Monceau, Paris (2010); Sr. Vinho, Mercado Municipal de Torres Vedras (2010);jardim Bordallo Pinheiro, Jardim Museu da Cidade, Lisboa (2009); Vitrine, Rua do Alecrim nº 12, Lisboa (2008); A jóia do Tejo, Torre de Belém, Lisboa (2008); Donzela, Castelo de Santa Maria da Feira, Santa Maria da Feira (2007); Cactus, Forum Almada, Almada (2002). Das suas exposições destacam-se as realizadas no Palácio de Versailles, em Paris; na Haunch of Venison, em Londres; a retrospectiva no Museu Colecção Berardo, em Lisboa; no Espaço Fundação PLMJ, em Lisboa; na Pinacoteca do Estado de São Paulo; no Palazzo Nani Bernardo Lucheschi, em Veneza; no Centro Andaluz de Arte Contemporáneo, em Sevilha; no Museu de Serralves, no Porto, entre outras. A sua obra está representada nas colecções Caixa Geral de Depósitos, Museu Colecção Berardo, Museo de Arte Contemporáneo de Castilla y León, Fundação François Pinault, entre outras.

Peça do Mês do Museu de Arte Contemporânea de Elvas – Coleção António Cachola

Fotografia de António Júlio Duarte

Provas de jacto de tinta 100 x 100 cm

Edição 1/3, 2016

António Júlio Duarte nasceu em Lisboa, em 1965. Estudou no Ar.Co em Lisboa e no Royal College of Art, em Londres. Expõe regularmente desde 1990 e é autor de nove livros, dos quais se destacam White Noise e Japan Drug, ambos publicados pela Pierre von Kleist Editions.
Nos últimos anos desenvolveu cinco exposições individuais: Mercúrio, na Galeria Zé dos Bois, Lisboa, em 2015; António Júlio Duarte, na Galeria Pedro Alfacinha, Lisboa, e Suspension of Disbelief, no Centro de Artes Visuais, Coimbra, ambas em 2016; White Noise, no Quartel da Arte Contemporânea de Abrantes e América na Galeria Pedro Alfacinha, Lisboa, ambas em 2017.