Os presidentes das Câmaras Municipais de Elvas, comendador José Rondão Almeida, de Campo Maior, Luís Rosinha, e o alcaide de Badajoz, Inacio Gragera, reuniram esta quarta-feira, dia 23, nos Paços do Concelho, em Elvas.

A reunião, no âmbito da Eurocidade EuroBEC, teve vários pontos da ordem de trabalhos, tendo iniciado com a tomada de posse do presidente da Câmara Municipal de Elvas, como presidente da EuroBEC, sucedendo a João Muacho, num mandato que se inicia a 1 de março e vai até 28 de fevereiro de 2023.

Os autarcas, que se estreiam nesta função, foram acompanhados de técnicos que já fazem parte do projeto, tendo sido dado a conhecer, pelo Dr. João Paulo Garrinhas, que possui um vasto conhecimento deste projeto, o plano de ação a curto e médio prazo.

Entre estas medidas, foram aprovadas a criação de uma sede física, tendo sido sugerido que a mesma possa funcionar nas instalações da IFEBA, em Badajoz, ou em alternativa, no Caia, em instalações do Município de Elvas, assim como a afetação de recursos humanos, dos três municípios, para realizarem funções na sede, no âmbito do projeto, ficando a coordenação da mesma a cargo do Dr. João Paulo Garrinhas.

Ficou ainda estabelecido que os autarcas vão reunir-se mensalmente, na primeira segunda-feira do mês, pelas 16 horas, na futura sede. Para além disso, deverão os municípios definir o Conselho Plenário, para que este possa depois ser empossado.

Outra das medidas a implementar é criar a figura do embaixador da Eurocidade, tendo sido tomada a decisão de designar como embaixador o comendador Rui Nabeiro, reconhecendo o trabalho empresarial e não só do empresário campomaiorense.

Os autarcas decidiram também fazer uma declaração de interesse conjunta para estabelecer como prioritário e de interesse para a Eurocidade, a instalação do Centro Ibérico de Energias Renováveis, na Extremadura, pelas mais-valias que representa para a região.

Outro dos pontos em destaque foi a Plataforma Logística do Caia, tendo o presidente da Câmara Municipal de Elvas, manifestado a intenção de criar um parque empresarial na Herdade da Comenda, que complemente a plataforma existente, que permita a chegada de matérias-primas e o transporte das mesmas. Campo Maior vai contar com um Centro de Inteligência Competitiva que irá beneficiar toda a região.

Foi ainda abordada a cooperação entre os três municípios em áreas como a educação, saúde, eventos, mobilidade laboral transfronteiriça, segurança, cultura, rede de transportes, entre outras áreas.

O objetivo de todos os projetos passa por criar uma cultura de benefício para todos e para que todos se sintam parte integrante deste projeto de micro região.