A Praça da República, em Elvas, encheu na noite desta quinta-feira, dia 30, para o concerto comemorativo do 10º aniversário da classificação de Elvas como Património Mundial.

Mais de um milhar de pessoas passou pelo tabuleiro da Praça da República para ouvir e cantar músicas de Rita Guerra e Tim, que contaram com o acompanhamento da Orquestra Ibérica e do Vocal Shack International Voices Ensemble.

Em simultâneo com a animação musical realizou-se um espetáculo de pirotecnia sincronizada e efeitos visuais, tendo o concerto tido Bárbara Guimarães como cicerone desta noite magnífica.

Ao palco subiu o presidente da Câmara Municipal de Elvas para saudar o “excelente trabalho realizado por uma equipa. Que começou em 2001, e chegou a bom porto, quando em São Petersburgo conseguimos que a UNESCO reconhecesse a “Cidade-Quartel Fronteiriça de Elvas e suas Fortificações””. Rondão Almeida destacou ainda o importante papel da vereadora Dra. Elsa Grilo, que liderou esta equipa de trabalho e que “se dedicou durante cerca de 24 anos exclusivamente à cidade de Elvas e ao seu dinamismo cultural”.

O autarca sublinhou ainda o labor de “recuperação e conservação do património elvense, que nos foi legado pelos nossos antepassados e que hoje contam a nossa história”.

Em Elvas estiveram presentes, a assistir a estas comemorações, um conjunto de entidades civis, militares e institucionais que demonstraram grande satisfação pela qualidade do espetáculo oferecido, em parceria com a Academia de Música de Elvas e com direção artística de Luís Zagalo.

A Câmara Municipal de Elvas agradece a todos os envolvidos, de todas as entidades parceiras, o empenho e dedicação à organização de um evento desta natureza.