As obras de construção da nova escola do Ciclo de Santa Luzia, a Escola Básica 2,3 nº 1 de Elvas, seguem a bom ritmo, tendo como objetivo a sua adaptação ao século XXI e às necessidades da comunidade educativa, facto que é percetível para quem observa do exterior.

O futuro edifício, do qual se começam a vislumbrar os traços definitivos, com um dos edifícios já a apresentar a caixilharia e revestimento, é um dos projetos de maior envergadura realizado nas últimas décadas. Um investimento financeiro superior a oito milhões de euros que vai permitir modernizar uma escola que se encontrava com evidentes sinais do tempo e que inclui equipamento e acessos, permitindo servir uma comunidade escolar de 625 alunos.

Com esta obra de reabilitação e modernização deste estabelecimento de ensino, o bloco principal vai contar com dois pisos, 29 salas, quatro laboratórios, salas de professores e serviços administrativos. O recinto escolar vai ter um pavilhão desportivo, um campo de jogos descoberto e a entrada e os principais trajetos com telheiros. A nova entrada da escola situar-se-á na Estrada da Carvalha.

A empreitada, que teve início em agosto de 2019, tem uma duração de cerca de dois anos, conta com financiamento de fundos europeus e do Ministério da Educação, e prevê-se que possa entrar em funcionamento no início do ano letivo de 2021/2022.