As pessoas que testem positivo à COVID-19, num autoteste, atendendo à situação epidemiológica atual e à alteração das normas 04/2020 e 15/2020, devem entrar em contacto com a linha SNS24, pelo 808242424.

Quem der resultado positivo num teste Trag (realizado por profissional de Saúde) ou PCR, preencher o formulário que lhe será enviado, com os dados dos seus contactos de alto risco.

Atualmente privilegia-se a identificação dos contactos de alto risco de caso confirmado de infeção por SARS-CoV-2 / COVID-19, pelo próprio caso confirmado.

Pretende-se, assim, automatizar os processos associados, como a emissão de requisições de teste e de declarações de isolamento profilático.

A autoridade local de saúde deve, nesta fase de transição, apoiar os utentes que apresentam dificuldade em preencher este inquérito e/ou em contactar o SNS 24, por iliteracia ou dificuldade de acesso aos meios digitais necessários.

A Proteção Civil Municipal, que tem apoiado o Delegado de Saúde de Elvas na realização dos contactos e demais procedimentos desde março de 2020, irá, neste contexto, manter o apoio à população, através do esclarecimento de dúvidas e de apoio aos cidadãos que não conseguem contactar com êxito a linha da Saúde 24 (808242424).

O envio da Declaração de Isolamento Provisória é automático, após o contacto para a linha SNS24.

Se tiver dificuldades com estes procedimentos, poderá contactar a Proteção Civil Municipal através do número 800500999 ou do email smpc@cm-elvas.pt, das 9 às 13 horas e das 14 às 17 horas, nos dias úteis.