A Semana Santa e a Páscoa, para os católicos em especial, são momentos grandes do calendário litúrgico anual, onde se recordam a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo.

No nosso concelho, para lá de procissões com muita tradição, realizadas na Semana Santa e nos fins-de-semana anteriores, o Domingo de Páscoa é a oportunidade de grandes convívios com familiares e amigos, ao ar livre, geralmente próximo de locais onde a água abunda na primavera. Acampamentos na Barragem do Caia e no Rio Guadiana na Ajuda, o Passar as Águas em Santa Eulália, o Rebolar o Vale na Terrugem e a Romaria à Senhora da Lapa em Barbacena são exemplos de como o campo atrai as pessoas, nesta época do ano.

Para proteção da nossa saúde e na defesa da recuperação económica e social, a Páscoa de 2021, tal como já sucedera no ano passado, não permite que a tradição seja cumprida.

Mais simbolicamente do que nunca, este tempo pascal, para lá de lembrar o momento em que Cristo continuou entre nós para lá da morte, as nossas famílias e empresas podem agora renascer para a vida, após tempos de grande dificuldade. Trata-se de um grande esfoço, em que cada um tem um papel indispensável para cumprir. E eu confio que os Elvenses desempenhem bem essa tarefa.

Nuno Miguel Fernandes Mocinha
(Presidente da Câmara Municipal de Elvas)