Requalificação e Reabilitação do Largo dos Terceiros

Designação do Projeto: Requalificação e Reabilitação do Largo dos Terceiros

Código do Projeto: ALT20-04-2316-FEDER-000137

Objetivo principal: Preservar e proteger o ambiente e promover a eficiência energética

Região de intervenção: Alentejo

Entidade beneficiária: Município de Elvas

Data de aprovação: 21/04/2020

Data de inicio: 21/06/2018

Data de conclusão: 30/07/2021

Custo total elegível: 68.702,81

Apoio Financeiro da UE|FEDER: 58.397,39

Apoio Financeiro público nacional/regional: 10.305,42

A intervenção consiste na requalificação do Largo dos Terceiros em Elvas que abrange a área que compreende a zona envolvente à Igreja da Ordem Terceira de São Francisco e o largo da Igreja de São João de Deus. A proposta baseia-se na alteração do pavimento da entrada das duas igrejas, enfatizando desta forma os dois monumentos atrás mencionados e na repavimentação das escadas que contornam a parte de trás da Igreja de São Francisco e patamar de ligação à escadaria de acesso ao Convento, reutilizando a calçada existente, mantendo desta forma a identidade e história da mesma. Prevê-se, ainda, a reformulação e modernização de toda a iluminação pública existente na zona com a transformação de todas as lanternas existentes em luminárias modernas.

São vários os objetivos que se pretendem alcançar como promover a qualidade ambiental urbanística e paisagística de Elvas; Melhoria do ambiente urbano através da revitalização da cidade, em especial do centro histórico, por via da reabilitação do espaço público, associado à requalificação do conjunto edificado envolvente; Melhoria da atratividade do centro urbano, enquanto área de excelência urbana; Melhoria das condições de vida da população; Criar condições de atração e de fixação de população no centro histórico da cidade; Melhorar a fluidez de ligação com outros locais urbanos previstos no PEDU/ARU; Reduzir a presença de automóveis estacionados, o que contribui para reduzir a poluição do ar e poluição sonora; Reforçar e fazer sobressair a imagem e a estrutura do tecido urbano tradicional afirmando a sua história e a sua memória; e Aumentar o número de turistas/visitantes.

No que respeita aos resultados esperados, os indicadores de realização e resultado contratualizados são:

Resultado: Aumento do grau de satisfação dos residentes que habitam em áreas com estratégias integradas de desenvolvimento urbano = 2 (1 a 10) com ano alvo de 2021.

Realização: Espaços abertos criados ou reabilitados em áreas urbanas = 472,2 (M2) com ano alvo de 2021.