Recuperação, Conservação e Valorização do Aqueduto da Amoreira – 1ª Fase

Designação do Projeto: Recuperação, Conservação e Valorização do Aqueduto da Amoreira – 1ª Fase

Código do Projeto: ALT20-08-2114-FEDER-000179

Objetivo principal: Proteger o ambiente e promover a eficiência dos recursos

Região de intervenção: Alentejo

Entidade beneficiária: Município de Elvas

Data de aprovação: 03/09/2019

Data de inicio: 29/03/2019

Data de conclusão: 31/07/2023

Custo total elegível: 2.098.607,40€

Apoio Financeiro da UE: 1.783.816,29€

Apoio Financeiro público nacional/regional: 314.791,11€

A presente operação consiste na proteção, valorização, conservação e promoção do Aqueduto da Amoreira na cidade de Elvas, enquanto património histórico e cultural com elevado interesse turístico e classificado Património da Humanidade reconhecido pela UNESCO bem como a Muralha da Avenida de São Domingos, localizada entre a Porta de Olivença e o Baluarte de São Domingos, em pleno Centro Histórico. Ambos integram o Sistema Fortificado da Praça de Elvas, classificada pela UNESCO, em 2012, como Património da Humanidade.

Especificamente os objetivos da operação são:

A valorização patrimonial, histórica e artística, técnica e material do Aqueduto da Amoreira e seus elementos constituintes, através de um estudo das tecnologias aplicadas, dos materiais, das tipologias estruturais, do diagnóstico e estado de conservação e a partir daí, possibilitar uma intervenção conscienciosa, estabelecendo estratégias e metodologias de intervenção apropriadas ao contexto cultural, arquitetónico e funcional do espaço.

Com uma intervenção criteriosa procura-se travar o processo de degradação da estrutura hidráulica resolvendo problemas associados à falta de manutenção do aqueduto, nomeadamente com a instabilização dos revestimentos. Para além de reforçar e valorizar a atratividade do monumento, em causa, esteve o reforço da segurança junto do monumento, a toda a população.

A muralha constitui um elemento patrimonial muito relevante, não só por manter uma parte significativa da sua originalidade preservada, mas também como elemento integrante de um conjunto maior que lhe reforça o sentido, nomeadamente todo o Património Classificado entre eles o Aqueduto da Amoreira.

Desta forma, com a realização da presente empreitada, pretende-se não só desenvolver uma intervenção travando o processo de degradação da estrutura, como reforçar a segurança junto do monumento, bem como contribuir para a conservação, valorização e proteção do património histórico e cultural com elevado interesse turístico e classificado Património da Humanidade.

No que respeita aos resultados esperados, os indicadores de realização e resultado contratualizados são:

Resultado:

Variação do número de visitantes no equipamento intervencionado (diferença entre o número de visitantes antes e após a intervenção) = 60531 (nº) com ano alvo de 2023.

Realização:

Intervenções em património cultural (sítios e outro património cultural) = 2 (nº) com ano alvo de 2023.