Recuperação, Conservação e Valorização do Aqueduto da Amoreira – 1ª Fase

Designação do Projeto: Recuperação, Conservação e Valorização do Aqueduto da Amoreira – 1ª Fase

Código do Projeto: ALT20-08-2114-FEDER-000179

Objetivo principal: Proteger o ambiente e promover a eficiência dos recursos

Região de intervenção: Alentejo

Entidade beneficiária: Município de Elvas

Data de aprovação: 03/09/2019

Data de inicio: 29/03/2019

Data de conclusão: 31/12/2022

Custo total elegível: 1.985.471,60€

Apoio Financeiro da UE: 1.687.650,86€

Apoio Financeiro público nacional/regional: 297.820,74€

A presente operação consiste na proteção, valorização, conservação e promoção do Aqueduto da Amoreira na cidade de Elvas, enquanto património histórico e cultural com elevado interesse turístico e classificado Património da Humanidade reconhecido pela UNESCO.

Especificamente os objetivos da operação são:

A valorização patrimonial, histórica e artística, técnica e material do Aqueduto da Amoreira e seus elementos constituintes, através de um estudo das tecnologias aplicadas, dos materiais, das tipologias estruturais, do diagnóstico e estado de conservação e a partir daí, possibilitar uma intervenção conscienciosa, estabelecendo estratégias e metodologias de intervenção apropriadas ao contexto cultural, arquitetónico e funcional do espaço.

Com uma intervenção criteriosa procura-se travar o processo de degradação da estrutura hidráulica resolvendo problemas associados à falta de manutenção do aqueduto, nomeadamente com a instabilização dos revestimentos. Para além de reforçar e valorizar a atratividade do monumento, em causa, está o reforço da segurança junto do monumento, a toda a população.

No que respeita aos resultados esperados, os indicadores de realização e resultado contratualizados são:

Resultado: Variação do número de visitantes no equipamento intervencionado (diferença entre o número de visitantes antes e após a intervenção) = 60031 (nº) com ano alvo de 2023.

Realização: Intervenções em património cultural (sítios e outro património cultural) = 1 (nº) com ano alvo de 2023.

Âmbito: ISO 9001:2015 - Receção dos pedidos dos munícipes, no âmbito das competências do Município de Elvas; Consequente tramitação para os serviços municipais, quando aplicável e resposta final ao pedido dos munícipes.