(Re)Arborização e Beneficiação de Espaços Verdes na Cidade de Elvas

Designação do Projeto:(Re)Arborização e Beneficiação de Espaços Verdes na Cidade de Elvas

Código do Projeto:POCI-07-62G4-FEDER-181531

Objetivo principal:Promoção da recuperação da crise no contexto da pandemia de COVID-19 e preparação de uma recuperação ecológica, digital e resiliente da economia

Região de intervenção: Alentejo

Entidade beneficiária: Município de Elvas

Data de aprovação: 30/06/2022

Data de inicio: 02/12/2022

Data de conclusão: 04/12/2023

Custo total elegível: 74.953,30€

Apoio Financeiro da UE: 74.953,30€

A operação visa dar sustentabilidade aos espaços urbanos de três locais distintos, por forma a conferir uma efetiva e visível resposta ao atual estado de degradação em que se encontra o respetivo património natural. Estas intervenções prendem-se com a remoção e plantação de exemplares arbóreos, a instalação de sinalética e a instalação de uma central de bombagem com sistema de rega automática.

O projeto divide-se em três intervenções em espaço urbano:

1. A intervenção na Av. da Piedade é constituída por: abate de árvores; arranque/remoção de cepos; plantação de árvores; e execução de caldeiras. Consiste em abater 170 exemplares de Robinia sp, que se encontram em muito mau estado fitossanitário, em remover os cepos e em plantar exemplares arbóreos autóctones em caldeiras.

2. A intervenção no Jardim Municipal de Elvas é constituída por: execução e instalação de sinalética referente ao sentido e localização, a informações úteis e a informações de utilização do espaço e serviços, sendo que todas irão possuir escrita em braille.

3. A intervenção na Quinta do Morgadinho é constituída por: aquisição e plantação de árvores; aquisição e instalação de grupo de eletrobomba e de material de sistema de rega associado, permitindo a existência de água neste local. Prevê-se a plantação de 25 exemplares de Acer sp em caldeiras.

As intervenções abrangidas pela presente operação têm como objetivos:
– Promover a sustentabilidade ambiental;
– Reforçar a coesão territorial;
– Combater as alterações climáticas;
– Melhorar a qualidade de vida da população.

Quanto aos resultados esperados, os indicadores de resultado e realização contratualizados são:
Realização:
Superfície intervencionada (ha) = 7,5 ha;

Resultado:
Adicional de população que beneficia da melhoria dos espaços verdes em meio urbano (n.º) – 10.689 (n.º)

Âmbito: ISO 9001:2015 - Receção dos pedidos dos munícipes, no âmbito das competências do Município de Elvas; Consequente tramitação para os serviços municipais, quando aplicável e resposta final ao pedido dos munícipes.