Projeto Inovador de Combate ao Insucesso Escolar

Designação do Projeto: Projeto Inovador de Combate ao Insucesso Escolar

Código do Projeto: ALT20-04-5266-FEDER-000034

Objetivo principal: Elevar a qualificação dos jovens e adultos reforçando a qualidade da educação e formação

Região de intervenção: Alentejo

Entidade beneficiária: Município de Elvas

Data de aprovação: 03/10/2017

Data de inicio: 15/12/2017

Data de conclusão: 14/12/2020

Custo total elegível: 702.094,99€

Apoio Financeiro da UE: 596.780,74€

Apoio Financeiro público nacional/regional: 105.314,25€

Sendo que o público-alvo são os alunos do 1º ciclo, a presente operação tem como objetivo favorecer a melhoria do sucesso educativo e a redução do abandono escolar, pois há necessidade de promover a convergência dos níveis de sucesso educativo e a igualdade de oportunidades.

Assim, a criação de uma equipa multidisciplinar para trabalharem aspetos socioeducativos e psicossociais, fundamentais para o bem-estar dos alunos e das suas famílias, o desenvolvimento do projeto + sucesso escolar – projeto de aprendizagem, colaboração e partilha rico em tecnologia, facilitador de aprendizagem, do trabalho colaborativo e da partilha de ideias e a criação do observatório municipal da educação que permitirá acompanhar e aprofundar, as politicas educativas implementadas divulgar o trabalho desenvolvido no sector da educação, permite alcançar os objetivos pretendidos de promover o sucesso escolar e o ajustamento do processo de ensino/aprendizagem de forma mais eficaz e precoce. Assim, os resultados esperados são: redução da taxa de alunos do 1º ciclo, com níveis negativos dos anos curriculares abrangidos e diminuição da taxa de retenção e desistência nos anos curriculares abrangidos.