Melhoria da Eficiência Energética no Jardim Municipal de Elvas

Designação do Projeto: Melhoria da Eficiência Energética no Jardim Municipal de Elvas

Código do Projeto: ALT20-07-1203-FEDER-000079

Objetivo principal: Promover a inclusão social e combater a pobreza

Região de intervenção: Alentejo

Entidade beneficiária: Município de Elvas

Data de aprovação: 20/12/2019

Data de inicio: 30/06/2020

Data de conclusão: 31/07/2021

Custo total elegível: 78.621,60€

Apoio Financeiro da UE: 74.690,52€

Apoio Financeiro público nacional/regional: 3.931,08€

São objetivos da operação “Melhoria da Eficiência Energética no jardim Municipal de Elvas” a redução do consumo energético da instalação, a diminuição das emissões de Gases com Efeito de Estufa (GEE), a redução dos custos de exploração e a promoção de boas práticas energético-ambientais.

As atividades a considerar na presente candidatura, são Aquisição, instalação e manutenção de equipamentos com maior eficiência energética (e.g. luminárias, lâmpadas), no Jardim Municipal.

Os resultados obtidos, tanto em termos de poupanças energéticas como em redução dos custos de manutenção e das emissões de gases com efeito de estufa, terão um papel relevante na disseminação e sensibilização para a utilização de tecnologias inovadoras na melhoria da eficiência energética e uso racional de energia. Os elevados custos associados à IP motivaram que as medidas identificadas na presente candidatura fossem consideradas de elevado importância para o Município de Elvas, numa forte conjugação de interesses que conta igualmente com o envolvimento da entidade responsável pela gestão da rede de IP. Por outro lado, tanto pelo crescente custo dos combustíveis fósseis, base da estrutura energética de Portugal, como pela urgente redução das emissões de gases de efeito de estufa, a eficiência energética surge hoje em dia como um dos maiores desafios da sociedade. A não descurar o interesse económico da consequente redução de custos inerente às operações de utilização racional da energia. Assim, esta candidatura assume particular importância tanto ao nível prático, com resultados concretos a atingir, como a título de exemplo e de demonstração, não só para a região, mas também para o país, já que a melhoria da capacidade de recurso a soluções sustentáveis de utilização energética na IP tem ganho enorme relevância nos últimos anos. Também o recurso a novas soluções tecnológicas deverá assumir-se como uma alavanca e um exemplo de boas práticas na administração pública local. Por fim, poder-se-á também deduzir que este tipo de projetos contribui claramente para melhorar a própria imagem da região, numa ótica de afirmação da valorização do ambiente e qualidade de vida do território, permitindo a transferência das ideias para outras regiões.