Construção de Emissários e Estação Elevatória da Calçadinha

Designação do Projeto: Construção de Emissários e Estação Elevatória da Calçadinha

Código do Projeto: POSEUR-03-2012-FC-000300

Objetivo principal: Proteger o ambiente e promover a eficiência dos recursos

Região de intervenção: Alentejo

Entidade beneficiária: Município de Elvas

Data de aprovação: 27/02/2017

Data de inicio: 08/06/2016

Data de conclusão: 31/08/2020

Custo total elegível: 472.453,30€

Apoio Financeiro da União Europeia: FC 401.727,02€

Na povoação de Calçadinha, freguesia de São Brás e São Lourenço, existia uma rede de drenagem de águas residuais que recolhia os efluentes e os transporta até uma fossa séptica coletiva, cujo funcionamento estava a cargo do Município de Elvas. Esta situação carecia de resolução, nesse sentido foi apresentado uma candidatura ao POSEUR, sendo a operação composta por várias componentes como: empreitada, estudos/projetos e fiscalização.

Esta operação teve em vista proteger o ambiente dos efeitos nefastos da descarga de águas residuais urbanas sem tratamento, considerou-se prioritário intervir no presente aglomerado por forma a dar cumprimento à legislação nacional e comunitário em vigor e aplicável sobre esta matéria.

A presente operação foi considerada pertinente, necessária e oportuna, uma vez que deu resposta às necessidades sentidas pela população, tendo como principal objetivo a otimização e gestão dos recursos, mediante a construção de emissários e estação elevatória, por forma a salvaguardar e promover a saúde pública, contribuiu para um melhor serviço prestado e qualidade de vida da população.

Os resultados alcançados com esta operação foram servir a população na sua totalidade pelas melhorias do sistema de saneamento de águas residuais em baixa assim como, os alojamentos existentes sejam abrangidos com uma avaliação satisfatória no cumprimento dos parâmetros de descarga. Os indicadores contratualizados foram:

  • População adicional servida pelas melhorias do sistema de saneamento de águas residuais em baixa: 289 equivalente de população;
  • Incremento de Alojamentos que passam a ter serviço de drenagem: 1,99 %;
  • Extensão dos Sistemas de Drenagem de Águas Residuais a construir: 4,80 Km;
  • Estações Elevatórias construídas (AR): 3 uni