Centro de Valorização e Transferência de Tecnologia (CVTT)

Designação do Projeto: Centro de Valorização e Transferência de Tecnologia (CVTT)

Código do Projeto: ALT20-03-0246-FEDER-000031

Objetivo principal: Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação

Região de intervenção: Alentejo

Entidade beneficiária: Município de Elvas

Data de aprovação: 07/08/2019

Data de inicio: 13/08/2019

Data de conclusão: 30/09/2022

Custo total elegível: 2.411.455,78€

Apoio Financeiro da UE: 2.049.737,41€

Apoio Financeiro público nacional/regional: 361.718,37€

Esta operação visa a expansão de uma infraestrutura tecnológica, nomeadamente o Centro de Valorização e Transferência de Tecnologia do INIAV, constante do Mapeamento dos Investimentos em Infraestruturas Tecnológicas. Ou seja, consiste na melhoria de uma infraestrutura já existente que possa expandir o foco das atividades de investigação, desenvolvimento tecnológico e inovação em áreas chave como a agricultura e agroindústria; gestão de recursos naturais e sanidade vegetal, no domínio da “Alimentação e Floresta”, constante na EREI.

A proposta de intervenção visa assegurar a expansão das instalações do CVTT, nomeadamente ao nível dos laboratórios e do auditório. A presente intervenção passa também pela aquisição de equipamento de uso coletivo, que se divide em equipamentos de laboratório, equipamentos para o auditório e para a zona de rega, assim como mobiliário.

Pretende-se contribuir para reforçar a capacidade da região em potenciar e desenvolver a criação de valor mediante a incorporação de tecnologia nos processos produtivos das empresas de forma a aumentar a competitividade da economia regional e a presença nos mercados internacionais.

São vários os objetivos que se pretendem alcançar com a presente operação, tais como:
– Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação;
– Desenvolvimento de ligações e sinergias entre empresas, centros de investigação e o setor do ensino superior;
– Apoio a atividades de interação e transferência de conhecimento e tecnologia para o tecido empresarial potenciando a criação de valor e de inovação no setor empresarial;
– Apoio a projetos mobilizadores que envolvam entidades de transferência de conhecimento e tecnologia para o tecido empresarial, tais como:
Projetos piloto/demonstradores; Ações setoriais de experimentação; Novos investimentos em plataformas de informação científica e tecnológica com identificação da procura e oferta;
– Favorecer a inovação científica e tecnológica e melhoria da competitividade da atividade agrícola, através da transferência do conhecimento científico e tecnológico com especial enfoque no melhoramento genético e criação de inovação para a proteção das culturas, sementes e pós-colheita;

Quanto aos resultados esperados, os indicadores de resultado e realização contratualizados são:
Realização:
Grau de concretização das atividades previstas no projeto (%) 100%;

Resultado:
Acréscimo de receitas oriundas de fundos de empresas no financiamento da infraestrutura apoiada (%) 100%;

Novos projetos de colaboração com empresas dinamizados pela Infraestrutura Tecnológica iniciados ou concretizados durante o projeto (n.º) 5;

Variação do número de recursos humanos próprios da infraestrutura (n.º) 2;

Variação do volume das prestações de serviços na atividade total da infraestrutura 30000,00.

Âmbito: ISO 9001:2015 - Receção dos pedidos dos munícipes, no âmbito das competências do Município de Elvas; Consequente tramitação para os serviços municipais, quando aplicável e resposta final ao pedido dos munícipes.