Presidente: Joaquim Manuel Cabaceira Feijão

+(351) 268 629 261
jfsbsl.feijao@gmail.com

São Brás e São Lourenço

A freguesia de São Brás e São Lourenço foi formada na década de 1930 com a junção das duas antigas freguesias de São Brás e de São Lourenço. Tem hoje cerca de 1900 habitantes distribuídos por uma série de pequenas localidades: São Brás, Varche, Calçadinha, São Lourenço, São Pedro das Vinhas, Aldeia da Cruz, Fonte Santa, Malvar, Aldeia do Pombal.

A área da freguesia de São Brás e São Lourenço ficou integrada no território português no reinado de D. Sancho II, embora tenha sido povoado por romanos, através das suas villae, e pela civilização islâmica. Inclusivamente o topónimo Varche indica uma raiz islâmica, provindo de bar sh’ra, ou seja, campo de searas. O sítio de São Brás começa a ser citado em documentos a partir do séc. XVI, muito embora a aldeia e a igreja Matriz possam ser anteriores. No caso da Calçadinha, a aldeia nasce em volta da Herdade da Calçadinha (citada em documentos a partir de 1535), onde outrora passava uma calçada romana. É, no entanto, só em 1812 que a aldeia é fundada com a construção do casario em volta da entrada da herdade, por Simão de Sousa Sequeira Correia e Melo. São Lourenço, outro aglomerado populacional da freguesia, é aldeia formada na Idade Média e citada em documentos a partir de 1522, onde lhe chamavam São Lourenço de Fora ou São Lourenço das Vinhas para a distinguir da Igreja de São Lourenço de Elvas.