Recordar o 25 de abril de 1974 é lembrar a Liberdade que não tínhamos, o que foi preciso lutar e sofrer para a conquistar, os Capitães de Abril que nos abriram as portas para sermos livres, os abusos que foram cometidos e como é importante continuar a preservar a Liberdade, 47 anos depois da sua chegada a Portugal.

A Liberdade é um bem que valorizamos pouco quando dispomos dele, mas ao qual damos uma importância fundamental quando somos confrontados com situações onde não está presente. Tal como valorizamos a importância de respirar quando nos tapam a boca e o nariz, a Liberdade sobe a primeiro plano sempre que notamos a sua falta, em nós ou nos outros.

O Poder Local Democrático é uma das conquistas de Abril, só possível porque a Liberdade foi reconquistada em Portugal. Por isso, todos os dias, mas em especial a 25 de Abril, devemos ter em conta que somos livres porque esta raiz ganha força desde 1974.

Elvas, 25 de abril de 2021
Nuno Miguel Fernandes Mocinha
(Presidente da Câmara Municipal de Elvas)