A Fonte da Misericórdia iluminou-se de azul turquesa para comemorar o Dia da Dislexia, ao qual a Câmara Municipal de Elvas aderiu este ano a convite da Federação Espanhola de Dislexia.

Neste âmbito, o monumento, situado na Praça 25 de Abril, em Elvas, este iluminado para sensibilizar a população para este transtorno invisível, que afeta 10% da população mundial e se traduz numa perturbação de aprendizagem específica com défice na leitura e escrita.

A iniciativa tinha ainda como objetivo que a data seja instituída como o Dia Mundial da Dislexia, junto das Nações Unidas, e sensibilizar para este transtorno que afeta diretamente o abandono e o fracasso escolar, sendo assim importante um diagnóstico precoce, por forma a conseguir-se uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade.