A exposição “Caminhos Cruzados José Pedro Croft na Coleção António Cachola”, de José Pedro Croft, foi inaugurada este sábado 5 de fevereiro no Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE). São seis dezenas de trabalhos – entre esculturas, gravuras e desenhos -, representativas da obra do conceituado artista plástico português nos últimos 25 anos.

Na abertura da mostra o presidente da Câmara, comendador José Rondão Almeida, deixou uma referência ao colecionador António Cachola, proprietário do acervo do MACE, que por motivos de saúde não pôde marcar presença no ato. Outra menção foi para a falecida vereadora Elsa Grilo, interveniente ativa no processo de conversão do antigo Hospital da Misericórdia em espaço museológico.

A exposição “Caminhos Cruzados”, patente até 3 de julho, integra o programa de comemorações do 15.º aniversário do Museu de Arte Contemporânea de Elvas.

O presidente José Rondão Almeida anunciou que o Município vai promover, ao longo deste ano, um “ambicioso e variado” programa de comemorações do 10.º aniversário da classificação de Elvas pela UNESCO como Património Mundial, onde se inclui a celebração dos 15 anos do Museu, e que pretende reconhecer e afirmar Elvas num patamar superior e contribuir para o incremento do turismo cultural na nossa cidade.

O artista salientou a sua ligação à cidade de Elvas e em especial ao MACE, afirmando ser “um privilégio voltar a expor as minhas obras”, realçando o facto de voltar a apresentar a peça que elaborou para a inauguração do MACE, em 2007.

A inauguração contou com as presenças de várias individualidades nacionais, em diversos setores, inclusive das artes e cultura.

O momento foi ainda aproveitado para a apresentação dos jovens elvenses Joana Sequeira, Tiago Candeias e Catarina Carvão como primeiros embaixadores do Museu de Arte Contemporânea.