O Município de Elvas aprovou esta quarta-feira, dia 24, a realização do concerto pela Orquestra de Sopros do Alto Alentejo, no ciclorama do Jardim Municipal de Elvas, na reunião do executivo que se realizou na freguesia de Santa Eulália.

A iniciativa irá representar a apresentação ao público, na cidade de Elvas, deste projeto musical da Federação das Bandas Filarmónicas do Distrito de Portalegre, a 10 de junho.

Aprovada a licença de ruído para o Centro Artístico Elvense, assim como a alteração à programação das reuniões de Câmara nas Freguesias, com a inclusão de Vila Fernando.

O executivo aprovou designar Raquel Conceição como a representante para o Concelho Local de Saúde Mental do Alto Alentejo. Aprovadas as propostas do SAAS de apoio económico e a alteração ao Regulamento Municipal de Apoios Sociais do Município de Elvas, no que respeita às Bolsas de Estudo.

Os eleitos deliberam aprovar a atribuição dos prémios em falta aos atletas participantes na 32ª Meia Maratona Badajoz – Elvas.

A proposta de aceitação de doação de voucher para aquisição de livros para os fundos documentais da Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo foi aprovada.

Aprovada ainda a proposta para estágios de Formação em Contexto de Trabalho – Curso de Educação e Formação do Agrupamento de Escolas n.º 1 de Elvas.

Os eleitos aprovaram as cedências seguintes:
– de material ortopédico, nomeadamente 2 camas articuladas à Junta de Freguesia de Assunção, Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso;
– do Centro de Negócios Transfronteiriço à Paróquia de San Benedetto (Guanzate e Bulgarograsso) da Diocese de Milão, por ocasião das Jornadas Mundiais da Juventude 2023,
– do Auditório do Centro de Negócios Transfronteiriço ao Agrupamento de Escolas Nº 1 de Elvas, para realização de peça de teatro,
– do Auditório do Centro de Negócios Transfronteiriço ao Agrupamento de Escolas Nº 1 de Elvas, para apresentação do livro da escritora Maria João Lopo de Carvalho,
– de espaço da Câmara Municipal de Elvas à P.S.P. de Elvas,
– de cadeiras à Câmara Municipal de Estremoz,
– de Joper para a rega do Centro Hípico de São Brás e São Lourenço,
– de entradas gratuitas no Castelo, Forte da Graça, Forte de Santa Luzia, MACE e MAEE para os participantes nos torneios do Clube Escola Ténis de Elvas,
– do Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas para concerto do Coral Públia Hortênsia de Castro,
– da sala polivalente da Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo, à Fundación Caja Badajoz,
– de instalações e equipamentos à ASDEFUBA,
– de transporte ao Rancho Folclórico de Elvas,
– de transporte ao “O ELVAS” CAD.

Atribuídos apoios ao Centro de Recreio Popular da Boa-Fé, ao “O ELVAS” CAD, ao Clube Elvense de Natação (adiantamento de duodécimos e logístico).

Já depois da ordem do dia, o presidente da Câmara Municipal de Elvas apresentou as obras e atividades realizadas nesta freguesia, assim como os projetos a realizar, entre os quais a ampliação do Lar de Santa Eulália, com a possibilidade de oferta de mais 21 camas, num investimento superior a 1 milhão de euros.

Para além deste, está programado o calcetamento de ruas, em cubos de granito; a criação de uma pista pedonal, nos limites da aldeia para que os caminhantes possam ter condições de segurança nas suas caminhadas; e a criação de uma gare para contentores de resíduos domésticos.

Em termos do projeto de habitação para todo o concelho, para além da aposta na recuperação de imóveis degradados, o Município de Elvas pretende investir num novo loteamento, no terreno junto à bomba de combustível, com a possibilidade de 9 fogos destinados a habitação geral; 9 fogos de habitação evolutiva, e 9 fogos para o 1º Direito, de renda social.

Os residentes presentes puderam ainda esclarecer algumas questões relacionadas com a freguesia.