O Município de Elvas aderiu ao programa comemorativo do bicentenário da morte de Napoleão Bonaparte, com a realização de um vídeo sobre o tema.

Neste vídeo, o município promove a descoberta do seu património histórico-cultural relacionado com a temática das Invasões Francesas. Apresenta o espólio da Biblioteca e do Arquivo Municipal de Elvas, que possui uma coleção única e inédita, com cerca de 500 documentos, entre 1807 e 1814, alusivos às Invasões Francesas em Elvas e cujas evidências são visíveis no seu Património Arquitetónico.

Napoleão Bonaparte morreu a 5 de maio de 1821, na ilha de Santa Helena e, neste ano de 2021, em Portugal e por toda a Europa, a data é assinalada através da realização de diversas iniciativas.

A valorização turística do património histórico-militar associado às invasões napoleónicas são o mote para a realização destes eventos, de relevância para a dinamização do turismo cultural no nosso país, bem como para o desenvolvimento de um produto turístico diferenciado.