Iniciou-se em Elvas a vacinação da população contra a COVID-19, no Centro de Negócios Transfronteiriço (CNT). Este processo, que decorre ao longo de três dias, tem em consideração as indicações do Serviço Nacional de Saúde, e prevê a toma por parte de cerca de 800 pessoas.

Seguindo a ordem e os critérios definidos para o território nacional, serão vacinados os residentes com idade igual ou superior a 80 anos e com mais de 50 anos, que apresentem patologias de risco devidamente identificadas, e enquadrados no grupo de utentes prioritários.

O CNT foi dotado e equipado para acolher este processo, contando com 10 gabinetes de vacinação e com uma equipa composta por um médico, cinco enfermeiros e três assistentes técnicos afetos à Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA), para além de bombeiros da corporação local e de pessoal afeto aos quadros da Câmara Municipal e da Proteção Civil, contando igualmente com a colaboração da PSP local.

Esta foi uma resposta dada pela Câmara Municipal de Elvas ao pedido da ULSNA, no sentido de ser definido um espaço onde tivesse lugar o processo de vacinação, tendo sido adaptada parte de uma nave do CNT para o efeito, cumprindo-se as orientações da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Recorde-se que o Centro de Negócios Transfronteiriço de Elvas é uma das 28 estruturas da Rede Nacional de Apoio de Retaguarda, no âmbito da pandemia de COVID-19.

A Câmara Municipal de Elvas pede aos elvenses que respondam com prontidão e confiança à convocatória, no momento em que receberem a indicação para estarem presentes nesta campanha nacional de vacinação contra a COVID-19. Este é um importante passo no combate ao vírus, uma vez que permite proteger a população deste flagelo.