Em especial desde 2012, quando a UNESCO classificou de Património Mundial a Cidade-Quartel Fronteiriça de Elvas e suas Fortificações, ganhámos a consciência da importância do Centro Histórico da nossa cidade, no contexto turístico e económico, nos planos nacional e internacional.

Quase há nove anos, o Centro Histórico de Elvas, como outros monumentos da nossa cidade, têm o selo de qualidade que certifica a sua autenticidade e conservação, num trabalho que teve de ser feito antes da classificação e continua depois desse marco.

Nos tempos que passam, prosseguimos a recuperação e requalificação do Centro Histórico, tendo por objetivos melhorar o bem-estar de quem ali reside e a atratividade junto dos que nos visitam.

E é este trabalho de continuidade, feito no presente, começado no passado e a projetar-se no futuro, que destaco neste Dia Nacional dos Centros Históricos.

Nuno Mocinha
(Presidente da Câmara Municipal de Elvas)