A Direção Regional de Conservação da Natureza e Florestas do Alentejo (DRCNFA) ofereceu ao Município de Elvas um sobreiro para assinalar o Dia Internacional da Floresta.

A árvore, um sobreiro produzido no Viveiro Florestal de Valverde, em Alcácer do Sal, foi entregue ao vice-presidente da Câmara Municipal de Elvas, Cláudio Carapuça, nos Paços do Concelho.

As comemorações decorrem este ano sob o slogan “Restauro Florestal: o caminho para a recuperação e o bem-estar” e sendo responsabilidade dos Municípios definir e implementar medidas de gestão territorial para o concelho, a floresta tem sido uma das preocupações e prioridades do mesmo. O planeamento de um território faz-se a longo prazo assim como é a longevidade do sobreiro.

Esta efeméride assinala-se desde 1872, quando no Nebrasca (EUA), face à escassez de árvores e florestas, a população decidiu dedicar um dia à plantação de árvores. A primeira “Festa da Árvore” foi comemorada em Portugal, em 1907, estendendo-se estas comemorações, sobretudo durante o período inicial da 1.ª República, até 1917.

Em 1974 foi celebrado o primeiro “Dia Mundial da Floresta”, tendo sido escolhida, como em muitos outros países do hemisfério norte, a data de 21 de março, o primeiro dia de primavera.

A Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou em 30 de novembro de 2012, uma resolução que declara o dia 21 de março de cada ano como Dia Internacional das Florestas, encarregando o Secretariado de, em colaboração com os governos e as demais organizações internacionais e da ONU, organizar anualmente as comemorações do Dia Internacional.