A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Elvas, no âmbito da comemoração dos 32 anos da Convenção Internacional sobre os Direitos das Crianças, promoveu hoje, dia 22, a II Assembleia Municipal Infantil, nos Paços do Concelho.

Segundo, Raquel Guerra, presidente da CPCJ de Elvas “todas as crianças devem ter opinião e expressar as suas preocupações aos decisores políticos” e foi nesse sentido que surgiu esta iniciativa.

A Assembleia Municipal Infantil contou com a colaboração da Câmara Municipal de Elvas e com a intervenção de 24 crianças dos Agrupamentos de Escolas nºs 1, 2 e 3, e Colégio Luso-Britânico, com idades compreendidas entre os 8 e 11 anos.

O presidente da Câmara Municipal de Elvas, comendador José Rondão Almeida, gostou muito de presidir a Assembleia Infantil e afirmou que “Esta experiência vai marcar a história da minha vida política; estas crianças tiveram intervenções muito adultas”. E deixou a promessa de voltar a realizar outra Assembleia Infantil ainda este ano.

As diretoras dos agrupamentos de escolas, a PSP, a GNR e a Saúde foram as entidades que estiveram presentes para responderem aos deputados de palmo e meio.

Foram estipulados cinco pontos na ordem de trabalhos relacionados, por exemplo, com a educação e ambiente, segurança e proteção, saúde, habitação, família, lazer, igualdade e participação.