Estimados Elvenses, meus caros amigos

Dirijo-me a vós com uma enorme preocupação e sentido de responsabilidade pela população do nosso concelho.

Como é do conhecimento geral, a COVID-19 tem vindo a  aumentar consideravelmente no concelho, no país e no mundo.

Infelizmente, este número irá aumentar, mas todos devemos fazer tudo o que estiver ano nosso alcance para controlar esta pandemia terrível, que nos tem condicionado a vida de forma nunca antes sentida.

Os últimos meses foram de maior descontração e abertura fruto do aumento da vacinação, da diminuição de casos e, das medidas de desconfinamento decretadas pelo governo.

Face às constantes mutações e ao surgimento de novas estirpes, como é o caso da Ómicron, estirpe esta de maior rapidez e facilidade de contágio, ao aumento da testagem da população e às celebrações do Natal, houve um aumento exponencial de casos, atingindo números jamais alcançados.

Não nos podemos esquecer que por detrás dos números há pessoas, sofrimento pessoal e profissional, situações de vida precárias, profissionais de saúde exaustos, e está o futuro de toda uma comunidade em suspenso.

Assim, apelo a todos os munícipes que tomem os maiores cuidados, que evitem situações de risco, que se protejam e protejam os seus, só assim podemos tentar debelar este inimigo invisível, mas mortal.

Na sequência da necessidade do aumento da capacidade de testagem, a Câmara Municipal de Elvas estabeleceu uma parceria, via CIMAA e com a Cruz Vermelha Portuguesa, por forma a disponibilizar aos munícipes a oportunidade de testagem, com data, hora e local a agendar.

Nunca esqueça que a vacinação é importante na manifestação grave da doença mas não evita o contágio e quem já foi infetado pode voltar a sê-lo.

Por si, por nós, por todos, não facilite!

Votos que 2022 nos traga todos os desejos concretizados e, principalmente, o fim desta pandemia.

Cumpra as regras impostas pela D.G.S.

Um forte abraço

O Presidente da Câmara Municipal de Elvas