A Câmara Municipal de Elvas deliberou, esta quarta-feira, dia 9, prolongar o prazo de isenção do pagamento de taxas de ocupação de via pública: Esplanadas, Toldos, Reclamos e painéis, até final do mês de abril.

A decisão foi tomada por unanimidade, tendo em conta a evolução da situação pandémica no concelho, e vai agora ser levada para votação à Assembleia Municipal.

Os pontos foram todos aprovados por unanimidade.

Nesta sessão, os eleitos aprovaram a proposta de execução da escultura equestre de Homenagem a Joaquim Bastinhas, tendo recebido a proposta e esboço do artista D. José António Navarro Arteaga da referida obra, por ser a que mais transmite a arte e imagem do cavaleiro elvense. A decisão vai ser submetida para aprovação da Assembleia Municipal, e só depois será lançado o concurso público.

Os eleitos aprovaram a participação do Município de Elvas na Bolsa de Turismo de Lisboa 2022, que se vai realizar de 16 a 20 de março, na FIL. A autarquia vai estar integrada no stand promocional da Entidade Regional de Turismo do Alentejo / Ribatejo.

Aprovado o anúncio, programa de concurso e o respetivo caderno de encargos para a abertura de procedimento para a cessão da exploração da cafetaria do Forte da Graça.

O adiamento do espetáculo de stand up comedy, André do Karaté, de 5 de fevereiro para o dia 26 de fevereiro foi aprovado.

A participação da Biblioteca Municipal de Elvas Dr.ª Elsa Grilo, no 15º Concurso Nacional de Leitura foi aprovada pelo executivo.

Os eleitos aprovaram a revogar a deliberação, tomada em reunião de Câmara Municipal realizada no dia 14 de julho de 2021, de aquisição do prédio rústico denominado Quinta do Salvador, anulando a decisão anterior.

Aprovadas as cedências seguintes:
– do Auditório São Mateus, para sessões de esclarecimento à população desempregada de Elvas, ao Centro de Emprego e Formação Profissional de Portalegre;
– do Coliseu Comendador Rondão Almeida, ao Centro Distrital de Portalegre do Instituto da Segurança Social para centro de testagem à COVID-19;
– do Coliseu Comendador Rondão Almeida, à agência Brainstorm para concerto a realizar a 5 de novembro próximo.