O Turismo de Portugal apresentou esta terça-feira, dia 14, no Forte da Graça, em Elvas, o Plano de Ação Dinamizar Fortalezas de Fronteira e o Programa Transformar o Turismo.

Nesta sessão de divulgação marcaram presença a secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, e o presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo.

O presidente da Câmara Municipal de Elvas, comendador José Rondão Almeida, salientou o passado histórico da cidade, assim como o seu património, classificado pela UNESCO, lembrando o investimento realizado nas últimas décadas na sua conservação e reabilitação.

O autarca elvense referiu ainda o aumento do número de turistas, desde 2012, salientando que, apesar da pandemia, “os turistas escolheram destinos fora dos grandes centros de turismo e, apesar de tudo, Elvas conseguiu manter-se como destino atrativo para aqueles que escolheram sair”.

“Tudo isto deixa-me muito satisfeito e com a consciência de que temos de continuar a pautar a nossa ação autárquica tendo o turismo como uma das principais prioridades”. Acrescentando que “Elvas já beneficia deste programa, tendo sido um dos primeiros projetos, em parceria com os Municípios de Marvão, Almeida e Valença, a ser apoiado pelo mesmo, com a candidatura à UNESCO das Fortalezas Abaluartadas da Raia, já em curso”, explicou.

Em termos de projetos, está prevista a criação da Rota das Fortalezas, em parceria com os Municípios de Campo Maior, Estremoz e Vila Viçosa”, assim como “vamos candidatar a reabilitação do Castelo e do antigo Paiol de Santa Bárbara, convertendo este último num Centro Interpretativo da Batalha das Linhas de Elvas”, concluiu o comendador José Rondão Almeida.

Leonor Picão, do Turismo de Portugal, explicou o Plano de Ação referindo que este tem como objetivo “qualificar Portugal como destino turístico” e que, em relação a Elvas, está previsto no âmbito do Turismo Militar, o Roteiro Chave do Reino que inclui Elvas, Campo Maior, Ouguela, e a fortaleza de Juromenha.

A secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, explicou que o programa Transformar o Turismo, previsto no Plano Reativar o Turismo, conta com 20 milhões de euros para investimento, com as candidaturas a poderem ser feitas só a partir do próximo ano.

Um programa que surge na sequência do Programa Valorizar, e que pretende continuar a estruturar novos produtos turísticos, dando continuidade ao investimento no setor, e cujas candidaturas estão abertas ao setor público e privado”. Lembrando que já foram apoiados “mais de 800 projetos, num investimento na ordem dos 155 milhões de euros, a fundo perdido” e suportados pelo Turismo de Portugal.