O 6º aniversário do Cartão Smart Jovem foi comemorado esta segunda-feira 26, com a realização do Conselho Municipal da Juventude, no Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas.

Na ordem de trabalhos constava a apresentação de propostas para a Juventude, que foram aprovadas e que vão ser implementadas, abrangendo diversas áreas como o emprego, a habitação, o desporto, a cultura, o voluntariado, e a participação no associativismo.

Assim, no âmbito do emprego, vai ser criada uma plataforma digital para os jovens que procurem emprego ou estágio profissional em empresas de Elvas.

Na habitação pretende-se fomentar o arrendamento jovem, mediante a reabilitação de prédios no Centro Histórico e novas habitações, destinados a jovens.

Na área do desporto pretende-se criar o dia do desporto, aberto a todas as modalidades desportivas e para todos os jovens, fomentando as boas práticas desportivas e o bem-estar físico e mental.

Criação da plataforma Voluntaria-te, onde todas as Associações locais que precisem de voluntários possam publicar as necessidades existentes e os interessados se possam candidatar.

Criação do Dia do “Amigoso”, ao longo do qual as crianças das escolas possam visitar os lares de idosos, realizando diversas atividades e promovendo o diálogo intergeracional.

No âmbito da participação dos jovens na vida pública, surge o projeto Jovem Autarca, que pretende potenciar comportamentos de cidadania, valorizar as opiniões dos jovens, suas ideias e perspetivas para o futuro.

O Orçamento Participativo de Elvas do Município de Elvas é uma iniciativa da Câmara Municipal que pretende aprofundar a recolha de contributos dos cidadãos na discussão e elaboração do orçamento público municipal.

No âmbito da cultura, promover o programa Embaixador do MACE, no qual os jovens se podem candidatar e que será tida em conta a intervenção na comunidade pela atitude positiva, capacidade de liderança, espírito empreendedor e elevada exposição positiva nas redes sociais.

O concurso ArtElvas, pretende promover a participação juvenil, apoiar jovens artistas, reforçar a ligação das artes e das expressões plásticas através de projetos criativos a implementar em espaço público, despertando o interesse da comunidade pela cultura de arte contemporânea, e simultaneamente combater a utilização desordenada e indiscriminada do graffiti na cidade.

Todas estas medidas vão estar disponíveis no site do Município de Elvas em www.cm-elvas.pt

Nesta sessão do Conselho Municipal da Juventude  foi ainda dada voz a seis jovens elvenses: Ana Belchior, Isabel Carvalho, Max Pinheiro, António Magro, Jorge Reis e Vladlen Grigorovschi que têm sido proactivos em Elvas e dado a conhecer o programa do Festival da Juventude e Académico de Elvas.