Dezenas de roncas, de diversos feitos e materiais, do ceramista elvense Luís Pedras, encontram-se em exposição na Casa da Cultura, em Elvas, sob o mote “25 anos Roncas D’Elvas”.

A mostra foi inaugurada ao final da tarde desta terça-feira, dia 21, com a presença do ceramista, da vice-presidente da Câmara Municipal de Elvas, Anabela Cartas, e dos vereadores Cláudio Monteiro, Paula Calado e Vitória Branco.

Anabela Cartas, na sua intervenção, salientou o “excelente trabalho realizado na recuperação desta tradição ancestral, que passou pela reabilitação e restauro das nossas roncas”.

O ceramista adiantou que “é uma exposição que reúne um conjunto das obras que realizei, algumas pertencentes a coleções particulares”, que os proprietários cederam para se fazer “esta retrospetiva do que foram estes 25 anos a recuperar e criar roncas, algumas mais tradicionais e outras mais contemporâneas”.

Ao longo de cerca de três semanas pode conhecer esta exposição que faz uma retrospetiva do trabalho de Luís Pedras na recuperação deste instrumento típico do Natal de Elvas, oriundo do continente africano. Pode ainda apreciar apontamentos fotográficos e uma instalação artística.

A mostra pode ser visitada de segunda a sexta-feira, com entrada livre, das 10 às 13 horas e das 14 às 17 horas.