Requalificação do Espaço Público na Zona Envolvente às Muralhas

Designação do Projeto: Requalificação do Espaço Público na Zona Envolvente às Muralhas

Código do Projeto: ALT20-04-2316-FEDER-000062

Objetivo principal: Proteger o ambiente e promover a eficiência dos recursos

Região de intervenção: Alentejo

Entidade beneficiária: Município de Elvas

Data de aprovação: 19/07/2019

Data de inicio: 09/11/2016

Data de conclusão: 30/12/2019

Custo total elegível: 59.446,37€

Apoio Financeiro da UE: 50.529,41€

Apoio Financeiro público nacional/regional: 8.916,96€

Esta operação visa reabilitação dos espaços de vivência coletiva na zona envolvente às muralhas; espaços estes de grande importância na história da cidade, contribuindo desta forma para a consolidação de um ambiente urbano mais qualificado. A reabilitação destes espaços públicos assume relevante importância em todas as operações de regeneração urbana, especialmente quando se trata de ações no centro histórico da cidade, considerada área de excelência urbana, local de encontro, estadia, realização de eventos e estabelecimento de relações sociais e económicas.

Trata-se de uma operação que visa a requalificação da zona envolvente às Muralhas de Elvas abrangendo as encostas noroeste, norte e este das esplanadas do sistema fortificado através da sementeira de espécies de plantas herbáceas/arbustivas, procurando-se uma melhoria estético-sensorial dos enquadramentos paisagísticos dos bens patrimoniais em presença, com recurso a espécies que possuem época de floração distintas e que apresentem menor crescimento. Estas características induzirão à diminuição do número de cortes anuais e ao incremento da qualidade visual dos panoramas disfrutáveis. A aplicação de diferentes misturas produzirá diferentes valores cénicos em evolução sazonal ao longo do ano, assim como uma diminuição significativa dos custos de manutenção relativamente à atualidade.

Com esta intervenção, são vários os objetivos que se pretendem alcançar:

– Promover a qualidade ambiental, urbanística e paisagística de Elvas, enquanto cidade estruturante identificada no PNPOT;

– Melhoria do ambiente urbano através da revitalização da cidade, em especial do centro histórico;

– Melhoria da atratividade do centro urbano, enquanto área de excelência urbana;

– Reforçar o sentido urbano da área de intervenção, mediante a qualificação do espaço público e ambiente urbano;

– Aumento da reconversão e beneficiação paisagística dos espaços públicos;

– Melhoria das condições de vida da população;

– Colmatar lacunas existentes;

– Aumentar o número de turistas/visitantes.

Quanto aos resultados esperados, os indicadores de resultado e realização contratualizados são:

Realização: Espaços abertos criados ou reabilitados em áreas urbanas (m2) = 169.830,93m2

Resultado: Aumento do grau de satisfação dos residentes que habitam em áreas com estratégias integradas de desenvolvimento urbano = 1