Requalificação da Avenida 14 de janeiro – 1ª Fase

Designação do Projeto: Requalificação da Avenida 14 de janeiro – 1ª Fase

Código do Projeto: ALT20-04-2316-FEDER-000119

Objetivo principal: Proteger o ambiente e promover a eficiência dos recursos

Região de intervenção: Alentejo

Entidade beneficiária: Município de Elvas

Data de aprovação: 19/09/2019

Data de inicio: 25/07/2018

Data de conclusão: 31/10/2019

Custo total elegível: 156.478,89€

Apoio Financeiro da UE: 133.007,06€

Apoio Financeiro público nacional/regional: 23.471,83€

A Intervenção consiste na Requalificação da Avenida 14 de Janeiro-1ª Fase onde se pretende a criação da Praça de São Paulo, em frente à antiga Igreja do Convento de São Paulo, aliviando o espaço da presença de automóveis estacionados, enfatizando a vocação do mesmo para estadia por excelência, mas também de leitura e fruição do monumento e de complemento/apoio às funções que o edificado existente na área envolvente acolhe. A intervenção passa também pela criação de uma plataforma delimitada por muros de contenção de terras e por talude revestido a calçada um conjunto de bancadas e degraus. Integra ainda a requalificação das esplanadas instaladas em anexos construídos, propondo-se a construção de estruturas metálicas cobertas e fechadas em metal e vidro, com design contemporâneo e materiais neutros. Para além da hierarquização de funções (viária, pedonal, lazer)  destaque para a supressão de estacionamento, reabilitação de pavimentos, colocação de mobiliário urbano e iluminação decorativa.

São vários os objetivos que se pretendem alcançar: Promover a qualidade ambiental, urbanística e paisagística de Elvas, enquanto cidade estruturante (identificada no PNPOT); Melhoria do ambiente urbano através da revitalização da cidade, por via da reabilitação do espaço público, associado à requalificação do conjunto edificado envolvente. Contribuir para a qualidade do ar, prevenção do ruido e controlo da poluição sonora, enquanto fatores determinantes para a qualidade de vida e saúde das pessoas; Melhoria da atratividade do centro urbano, enquanto área de excelência urbana; Melhoria das condições de vida da população; Enfatizar a vocação do espaço para estadia por excelência; Reduzir a presença de automóveis estacionados; Reforçar o sentido urbano da área de intervenção, mediante qualificação do espaço público e ambiente urbano, potenciando a sua condição de lugares preferenciais para uma vivência urbana mais participativa e envolvida; Valorização do edificado envolvente, com destaque para a Hotel Vila Galé Collection Elvas (antigo Convento de São Paulo) e para a Escola Superior Agrária de Elvas (antigo Quartel do Trem). Proporcionar um complemento/apoio às funções que o edificado acolhe – Escola Agrária, Hotel, Restaurantes…Criar condições de atração e de fixação de população no centro histórico da cidade; Melhorar a fluidez de ligação com outros locais urbanos previstos no PEDU/ARU; Reforçar e fazer sobressair a imagem e a estrutura do tecido urbano tradicional afirmando a sua história e a sua memória; Aumentar o número de turistas/visitantes.

No que respeita aos resultados esperados, os indicadores de realização e resultado contratualizados são:

Resultado:

Aumento do grau de satisfação dos residentes que habitam em áreas com estratégias integradas de desenvolvimento urbano= 2 (1 a 10) com ano alvo de 2020

Realização:

Espaços abertos criados ou reabilitados em áreas urbanas = 926 (M2) com ano alvo de 2020.