Voto de saudação aprovado pelos membros da Assembleia Municipal de Elvas

Aproxima-se mais um dia em que se justifica fazer uma saudação especial pelas conquistas do povo português no que respeita à liberdade, à democracia e ao poder local. Celebramos o 47º aniversário do 25 de abril, data histórica que nunca será demais relembrar pelo seu significado para o nosso país e para a vida dos portugueses.
A celebração desta data em que se instaurou a Democracia em Portugal, faz hoje particular sentido, quando parece haver uma desmemorização dos tempos e das situações ocorridas durante um período de 48 anos, em que o povo português se viu privado das mais elementares liberdades e da sua participação cidadã plena na vida política do país. Em que o país que se viu confrontado com o isolamento internacional, o subdesenvolvimento e a submissão à teimosia de persistir numa guerra colonial, consumidora dos sonhos e da vida de uma juventude obrigada a lutar por uma terra que não era a sua.
Faz tanto mais sentido a celebração desta data, neste momento em que por toda a Europa alastra uma ideologia que repõe valores e práticas de extremismos e radicalismos e que em Portugal, em particular, esses movimentos assumem um crescimento e uma propagação que nos deve preocupar. Movimentos e partidos que se norteiam por práticas onde tem lugar a xenofobia, a exclusão social e a falta de respeito pela condição humana.
Saudar o 25 de abril é não só saudar a Liberdade e a Democracia, como saudar o Poder Local Democrático. Este mesmo que, a nós eleitos, nos permite aqui estarmos no exercício de uma função participativa, cuidando do desenvolvimento económico, social e cultural do nosso concelho, contribuindo para a afirmação da nossa memória e para a preservação e sustentabilidade ambiental deste nosso território.
Saudar o 25 de abril é lutar, todos os dias, por um país em que se promova a equidade e a justiça social, a igualdade de oportunidades e o direito a uma cidadania ativa e participante.
Norteados por estes princípios e valores, os membros da Assembleia Municipal de Elvas, reunidos em Sessão Ordinária, aprovaram por unanimidade uma Saudação à passagem do 47º aniversário do 25 de Abril.

Elvas, 22 de abril de 2021