No arranque do ano letivo mais desafiante das nossas vidas, desejo deixar uma palavra de incentivo à comunidade escolar do concelho de Elvas, a pensar em todos os integrantes desta área: alunos e suas famílias, professores e educadores, assistentes técnicos e assistentes operacionais, direções dos Agrupamentos de Escolas números 1, 2 e 3, da Escola Superior Agrária de Elvas e dos estabelecimentos de ensino privado.

Cada um de vós, à vossa maneira e dentro do espaço profissional onde se enquadra, tem pela frente um desafio de grande envergadura e nunca enfrentado: o de ser capaz de trabalhar no setor da Educação, com um olhar muito atento à Saúde Pública.

A pandemia que se espalhou pelo mundo e as preocupações sociais e económicas não nos deixam alternativa: temos de ser capazes de atravessar o ano letivo de 2020/2021 com todo o cuidado que a prevenção desta doença nos impõe. Cada um de vós vai ter esta preocupação, em cada dia de aulas, em cada tempo letivo.

A Câmara Municipal de Elvas, dentro das suas competências e atribuições, coloca-se ao vosso lado, colocando na primeira linha a equipa técnica da área da Educação. Estamos disponíveis para resolver, em diálogo e articulação com a comunidade escolar, as dificuldades que forem surgindo. Podem contar connosco!

No mais, para apoiar a vossa ação educativa, inclusiva e multicultural, estamos prontos para colocar os meios municipais para o que for necessário.

Por razões evidentes, o nosso tradicional jantar de receção ao Professor tem de ficar para momento mais adequado.

Confiante que cada um vai estar à altura dos desafios, para todos, em nome da Câmara Municipal de Elvas, um bom ano letivo!

Nuno Miguel Fernandes Mocinha
(Presidente da Câmara Municipal de Elvas)