A Câmara Municipal de Elvas informa que devido à realização da primeira etapa da principal prova velocipédica portuguesa, que liga as cidades de Vila Franca de Xira e Elvas, o trânsito na sexta-feira, dia 5, vai sofrer condicionamentos.

Assim, tendo em conta que a meta se encontra localizada na Avenida de Badajoz (troço entre as Rotundas da Fonte Luminosa e do Monumento aos Bombeiros), a via entre a Rotunda do Tribunal e a Rotunda do Monumento aos Bombeiros vai estar cortado, entre as 7 e as 21 horas, devendo ser usadas as vias alternativas. Estará também encerrado o arruamento paralelo (acesso a Santa Luzia) e o estacionamento aí existente.

Neste período de tempo estará também vedado o acesso de viaturas ao espaço denominado “Parque de Merendas” (espaço de lazer situado entre as Avenidas de Badajoz e 1.º de Maio).

A PSP informa ainda que entre as 14h00 e as 19h00, o trânsito e o estacionamento existente na Avenida D. Sancho Manuel (troço entre as Avenidas de Badajoz e Infante D. Henrique) e na Rua Gil Fernandes ficarão condicionados e reservados a viaturas oficiais da prova. Será, no entanto, permitido o acesso a residentes e veículos prioritários.

No mesmo sentido, entre as 16h45 e as 18h00, para passagem da prova, a circulação rodoviária e pedonal será completamente interdita nas seguintes artérias:
− Avenidas de Badajoz e do Dia de Portugal, em toda a sua extensão, no sentido Elvas–Espanha;
− Estrada Municipal (EM) n.º 512.1 (estrada que liga a antiga fábrica do tomate à zona industrial);
− Rua de Portugal (zona industrial);
− Avenida da Europa;
− Avenida da Boa-Fé;
− Portas de São Vicente;
− Estrada Nacional (EN) n.º 246 (circular à cidade entre a Boa-Fé e a Rotunda dos Arcos da Amoreira).

No período de passagem da prova, e para entrar no centro histórico da cidade e, particularmente, aceder ao Hospital de Santa Luzia, recomenda-se a utilização das vias alternativas, nomeadamente:
– Quem se encontrar a Oeste da cidade (proveniente da zona de Estremoz), deverá optar pela Autoestrada (A) n.º 6, entrando nesta no nó de “Varche” ou noutro anterior e saindo no nó de “Elvas-Este” (último de acesso à cidade) e, posteriormente, pela Avenida do Dia de Portugal (sentido ascendente);
– Quem circular de Norte para Sul, pela EN n.º 246 (Portalegre) ou EN n.º 373 (Campo Maior), deverá igualmente tomar a A6 nos nós correspondentes, saindo em “Elvas-Este”;
– A aproximação a Sul deverá fazer-se pela Av. Dom Sancho Manuel, Av. Dom Nuno Álvares Pereira, Rua Padre Manuel Coelho, Rua João Franco do Vale e Rotunda da Pousada;
– A entrada no centro histórico deverá fazer-se pelas Portas de Olivença e a saída pelas Portas da Esquina.

A PSP apela a todos os cidadãos para que:
– Sigam estritamente as indicações dos polícias colocados ao longo do percurso da prova;
– Assistam à prova nos locais indicados, afastados da berma e sem interferir com a circulação da caravana;
– Não atravessem ou circulem por qualquer meio nos arruamentos de passagem da caravana.

A PSP aproveita ainda a ocasião para efetuar o seguinte alerta:
– A circulação nas vias indicadas será estritamente proibida durante o tempo em que estas se encontrarem cortadas para a passagem da caravana, independentemente do motivo (mesmo operações logísticas como abastecimento de estabelecimentos, entrega de encomendas, etc.).
– Em caso de emergência médica, a polícia avaliará a situação no momento e indicará o itinerário a utilizar.

Qualquer informação adicional pode ser pedida ao Subcomissário António Carvalho, através do n.º 931 970 370.