Seis novas árvores foram plantadas esta sexta-feira, no Parque de Merendas do Viaduto, em Elvas, no âmbito das comemorações do Dia da Cooperação Europeia, numa iniciativa da Eurocidade EUROBEC.

A cerimónia simbólica realizou-se em simultânea nas localidades de Badajoz, Elvas e Campo Maior, que integram a Eurocidade, e que representam as homenagens realizadas. O vereador Sérgio Ventura, em representação da Câmara Municipal de Elvas, plantou três árvores que representam as localidades de Badajoz, Elvas e Campo Maior; duas que representam os países que as unem: Portugal e Espanha, e a última é uma homenagem à União Europeia, que contribui para esta aproximação.

No 21 de setembro, anualmente, comemora-se o Dia da Cooperação Europeia (EC Day), com atividades que decorrem ao longo da semana anterior e posterior, e a Eurocidade EUROBEC não poderia deixar passar a oportunidade de comemorar o EC Day de uma forma especial, apesar das circunstâncias atuais.

Além disso, este ano há mais um motivo para comemorar, pois o Programa Interreg da União Europeia, criado para promover o desenvolvimento sustentável dos territórios fronteiriços, comemora 30 anos de realizações e conquistas na promoção da cooperação transfronteiriça europeia.

O Programa Interreg VA Espanha-Portugal apoia projetos de cooperação existentes ao longo de toda a fronteira luso-espanhola. O seu objetivo é ajudar a reduzir os obstáculos entre as regiões e aproximar as pessoas por meio da cooperação. Hoje, também combate as alterações climáticas e contribui para uma Europa mais verde.

O Projeto EUROBEC: Construindo a Eurocidade Badajoz-Elvas-Campo Maior é um dos projetos cofinanciados pelo Programa Interreg VA Espanha-Portugal 2014-2020, que visa promover a cooperação entre os três municípios envolvidos, através da participação conjunta de instituições governamentais, pessoas e entidades locais na solução de problemas comuns e no desenvolvimento sustentável conjunto.