A candidatura Ronca de Elvas, que a Câmara Municipal de Elvas elaborou às 7 Maravilhas de Portugal da Cultura Popular, foi aceite e validada pelo conselho científico do concurso.

O objetivo desta candidatura é dar a conhecer este instrumento típico do Natal de Elvas, divulgando e valorizando tradições seculares, valorizando o património cultural do concelho, sendo que para isso a entidade promotora enviou ao nosso Município o selo de nomeado.

As candidaturas aguardam agora a próxima fase do concurso, no decurso da qual são selecionados os 21 patrimónios candidatados por distrito ou região autónoma, por um painel de especialistas. Os resultados desta seleção devem ser conhecidos no final de abril.

O concurso 7 Maravilhas de Portugal, que nesta edição é dedicado à cultura popular, pretende promover o Património Cultural Imaterial de Portugal, elevando a Cultura Popular portuguesa a um patamar de causa pública.

Para a organização “É a manutenção e a afirmação inequívoca desta autenticidade, com manifestações em múltiplas categorias culturais, que queremos homenagear com a eleição das 7 Maravilhas da Cultura Popular®”.