A Ronca de Elvas, na categoria artesanato, é finalista regional das 7 Maravilhas de Portugal da Cultura Popular, no distrito de Portalegre, sendo que também as Samarras, em artefactos, são finalistas, por Elvas, neste concurso.

A participação do Município de Elvas nesta iniciativa tem como objetivo valorizar e promover as tradições elvenses, promovendo a história e identidade cultural do nosso Concelho e das nossas gentes. É também objetivo desta candidatura dar a conhecer este instrumento típico do Natal de Elvas, divulgando e valorizando esta tradição secular, valorizando o património cultural do concelho.

Os finalistas participam agora nas eliminatórias regionais, durante o mês de julho, na RTP1 e RTP Internacional, onde vão ser apurados os 20 vencedores, através do maior número de votos populares.

Os números que pode votar, para juntos elegermos a Ronca de Elvas e as Samarras, como uma das 7 Maravilhas da Cultura Popular nacional, serão divulgados brevemente.

Contamos com todos para levar estas maravilhas a todo o país e além fronteiras!

O concurso 7 Maravilhas de Portugal, que nesta edição é dedicado à cultura popular, pretende promover o Património Cultural Imaterial de Portugal, elevando a Cultura Popular portuguesa a um patamar de causa pública.

Para a organização “É a manutenção e a afirmação inequívoca desta autenticidade, com manifestações em múltiplas categorias culturais, que queremos homenagear com a eleição das 7 Maravilhas da Cultura Popular®”.