O Museu de Arte Contemporânea de Elvas estabeleceu um plano de atividades para este ano de 2021, e que inclui duas iniciativas.

A iniciativa re-criARTE, que em interação com o público, pretende recriar obras de arte da Coleção António Cachola, em depósito no MACE, e a Peça do Mês, do Museu de Arte Contemporânea de Elvas – Coleção António Cachola, que se encontra no edifício dos Paços do Concelho.

A re-criARTE lança o desafio a todos, para que descubram o  o artista que tem dentro… dentro de casa! Com objetos do dia-a-dia, o desafio é, mensalmente, recriar as obras de arte de vários artistas portugueses que integram a Coleção António Cachola em depósito no Museu de Arte Contemporânea de Elvas. Inspire-se, crie e partilhe connosco!

Para este trabalho pode utilizar os meios, suportes, técnicas e materiais (desde pintura, desenho, fotografia, vídeo ou escrita…) que desejar e no mês seguinte serão publicadas no site do Município de Elvas. Para submeter o registo deve enviar email para servicoeducativo.mace@cm-elvas.pt

Dalila Gonçalves
Amontoar em Carga e Descarga, 2014
Instalação com canetas Bic pretas

Canetas usadas recolhidas entre amigos, familiares, escolas e pequenos estabelecimentos comerciais, geralmente, em troca de canetas Bic novas. Há no trabalho da artista, Dalila Gonçalves, um processo de descoberta dos objetos, dos materiais e das matérias do quotidiano alterados por processos industriais, naturais, cronológicos e atmosféricos. Procura focar as singularidades de cada objeto, o que os caracteriza e torna únicos, um dissecar da sua plasticidade, da sua história, da sua função.

O desafio deste mês é retirar os objetos, que habitualmente usamos no quotidiano, da função para que foram concebidos criando, assim, uma obra de arte e descobrindo o artista que tem dentro… dentro de casa!

Enviem as vossas obras de arte para servicoeducativo.mace@cm-elvas.pt. Os trabalhos serão divulgados no facebook do Município de Elvas.

Sem Título, 2006
Óleo s/ Tela, 130x97cm

Jorge Rodrigues
Nasceu em Lagos em 1973. Vive e trabalha em Lisboa. Em 2000 completou o Curso Avançado de Artes Plásticas da Ar.Co-Centro de Arte e Comunicação Visual. Iniciou o seu percurso expositivo em 2001 e, a partir do ano seguinte, expôs regularmente na Galeria Filomena Soares, de Lisboa. Tem vindo a apresentar o seu trabalho em diversas instituições em Portugal, como a Casa das Artes de Tavira, a Fundação EDP (Lisboa), a Fundação Arpad Szenes/Vieira da Silva e o Centro de Artes Visuais de S.João da Madeira. As suas obras encontram-se nas seguintes colecções públicas: Banco de Espana, Espanha, Fundação EDP, Lisboa, Fundação Arpad Szenes Vieira da Silva, Lisboa, Hammersmith Hospital, Inglaterra, entre outras.