A Câmara Municipal de Elvas aprovou esta quarta-feira, dia 23, em sessão do executivo o programa de comemorações do 363.º Aniversário da Batalha das Linhas de Elvas, que inclui iniciativas no Cineteatro Municipal.

Assim, no dia 14 decorre o já habitual Concerto da Orquestra Ligeira do Exército; no dia 15 de janeiro realiza-se uma Noite de Fados, com artistas locais; e no dia 22 de janeiro acontece um Concerto com Ana e Rui Magarreiro.

Aprovado o parecer sobre as propostas de tarifário dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU), por unanimidade, e a proposta de tarifário da Aquaelvas, por maioria com um voto contra,  para o próximo ano. Os restantes pontos foram aprovados por unanimidade.

Os eleitos aprovaram a proposta de parceria com a Associação PAR, no âmbito do Projeto DARE– Day One Alliance for Employment, que pretende desenvolver competências e contribuir para minimizar as consequências individuais e sociais nos jovens que não estudam nem trabalham. O projeto conta com mais 9 parceiros europeus (de 7 países), e quer promover a cooperação transnacional de forma a encontrar novas formas de apoiar 1400 jovens, melhorando a sua qualidade de vida.

Aprovada a constituição de fundos permanentes para a Divisão Financeira e Desenvolvimento; Divisão de Obras Municipais e Serviços Urbanos, Divisão Socioeducativa, Comissão de Proteção de Crianças e Jovens.

Foi aprovada a celebração de protocolo, no âmbito do Apoio à Alimentação com o Lar Alcântara Botelho.

A Feira Literária – Bookkey – Elvas Chave do Reino foi prolongada até 14 de janeiro, nomeadamente a Feira Solidária que decorre nas instalações da Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo, uma proposta também aprovada.

O Município aprovou aceitar a doação de espólio documental relativo à Companhia Elvense de Moagens a Vapor.

Os eleitos aprovaram apoiar o Centro de Acolhimento d’ Os Cuco, proporcionando aos utentes assistir, uma vez por mês, às sessões de cinema gratuitamente.

Aprovadas as cedências seguintes:
– do Pavilhão Desportivo Municipal de Elvas à Federação Portuguesa de Futebol;
– do Cineteatro Municipal para realização de espetáculo de stand up comedy, dia 05 de fevereiro;
– do Centro de Negócios Transfronteiriço à ISEKAIS – Associação de Desportos Gímnicos;
– do Auditório São Mateus para reunião dos associados do InnovPlantProtect CoLAB.

Atribuídos apoios ao MTA – Movimento Teresiano de Apostolado; Sociedade de Recreio São Brás de Várzea e Associação Empresarial de Elvas.