O presidente da Câmara Municipal de Elvas, comendador José Rondão Almeida, visitou esta quarta-feira 16, o polo de Elvas do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), onde está implementado o InnovPlantProtect (InPP).

O laboratório colaborativo, do qual a Autarquia é um parceiro estratégico, conta atualmente com 39 profissionais, provenientes de diversos países.

Após a visita às instalações do laboratório e do auditório, o presidente da Câmara Municipal reuniu com o diretor Executivo do InnovPlantProtect (InPP), Pedro Fevereiro, e com o diretor do INIAV de Elvas, Benvindo Maçãs.

Deste encontro de trabalho ficou acordada a colaboração institucional entre todos, dentro das competências de cada uma das entidades, para que este projeto seja uma mais-valia para a cidade, para a região e para o país.

Rondão Almeida sublinhou estar “satisfeito por voltar a uma casa que já foi minha”, acrescentando que “esta casa sempre foi um laboratório, não é de agora, mas não fomos capazes de ir acompanhando a evolução”.

O autarca referiu ainda o “grande potencial que tem este espaço”, estando em cima da mesa analisar “o que vem com o novo quadro comunitário, que vai apostar muito na eficiência energética” e “candidatar projetos que possam dar resposta às necessidades existentes”, nomeadamente “criar alternativas para poupar nos gastos energéticos” nos edifícios públicos.

Neste sentido, adiantou que o Município está a “elaborar um Plano Estratégico, em várias áreas”, para criar uma “dinâmica” no concelho.

O diretor executivo do COLab, Pedro Fevereiro, agradeceu ao Município “ter aceite este desafio e ter apoiado a implementação destas infraestruturas, uma estrutura moderna”, que vem dar resposta a uma “componente importante”.

Para além de sublinhar o facto dos profissionais que ali se encontram estarem integrados na cidade, “e prevemos aumentar ainda o número de pessoas, com a contratação de mais 9 profissionais, o professor sublinhou ainda que para tornar este projeto mais sustentável, necessita do apoio “para instalar painéis solares e assim aproveitar a energia solar para podermos reduzir os custos energéticos”.

O diretor adiantou ainda que se encontram a preparar duas candidaturas no âmbito da atividade do laboratório colaborativo, que financeiramente podem ajudar a fazer face ao trabalho ali realizado.

O diretor do INIAV Elvas começou por agradecer a “visita, que dá algum conforto ao nosso trabalho”, acrescentando que são “grandes parceiros do COLab, e utilizadores finais do mesmo”, uma vez que fazem testes com as soluções ali apresentadas no âmbito do melhoramento de plantas.

O engenheiro referiu que o “nosso trabalho está orientado para responder aos agricultores enquanto o laboratório está mais vocacionado para as indústrias, mas complementamo-nos”.

Benvindo Mação explicou que “vivemos uma fase de grandes desafios e de alguma preocupação, em termos de produção de alimentos, de produtos básicos, pelos acontecimentos da atualidade, mas também pelas alterações climáticas”. Acrescentando que trabalhamos “para antecipar o problema”.

Neste encontro referiu ainda que a “questão da água é crucial, e temos estado a trabalhar na questão dos pivots para encontrar soluções para a questão da água”, tendo solicitado o apoio do Município “para podermos encontrar soluções para este problema que se vive quase todos os anos”.