A Câmara Municipal de Elvas informa que, face à manutenção do risco de queda nas Portas de São Vicente, onde se verificou a queda de alguns elementos da parte superior do escudo, está encerrado ao trânsito, rodoviário e pedonal, esta entrada na cidade e que dá acesso ao Bairro da Boa-Fé.

Face a esta situação, que torna a parte superior do monumento instável e com pouca sustentação, a estátua do militar que a encabeça está a ser ponderada a hipótese de ser, entretanto, retirada por precaução, até se conseguir estabilizar as muralhas neste local e circular com todas as condições de segurança.

O Município de Elvas, apesar de perceber os inconvenientes causados por esta situação, quer para a circulação de veículos, quer para a circulação pedonal, e pelo facto de a mesma apresentar risco iminente, decidiu proibir a circulação nesta zona, para proteção das pessoas e até ser seguro circular neste troço.

Uma vez que este monumento se encontra classificado como Património Mundial, a intervenção a realizar terá de ser coordenada com a Direção Regional de Cultura do Alentejo, de forma a respeitar todas as diretrizes para este tipo de intervenção.

O Município encontra-se também a encontrar soluções para dar resposta às crianças que frequentam os estabelecimentos de ensino no Bairro da Boa-Fé, residentes nesta zona da cidade, e que utilizam esta via de acesso.

Apela-se assim à compreensão de todos para a solução encontrada, que se espera seja de pronta resolução. A Autarquia lamenta os incómodos e transtornos causados pela mesma.