O pólo de Elvas do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) assinalou esta terça-feira, dia 17, o Dia do Agricultor.

A iniciativa realiza-se há vários anos e este ano tinha como tema “Soberania Alimentar e Agricultura em Portugal”, tendo em conta a guerra numa das principais regiões do mundo produtoras e exportadoras de cereais e oleaginosas, e numa altura em que se assiste também à transição para os modelos preconizados na Estratégia Europeia “FARM TO FORK”.

Na sessão de abertura do evento marcou presença o presidente da Câmara Municipal de Elvas, comendador José Rondão Almeida, o diretor do INIAV, Nuno Canada, e o diretor do pólo de Elvas do INAIV, Benvindo Maçãs.

O autarca elvense sublinhou a importância da agricultura no concelho, “um pilar da economia elvense e que ao longo dos anos soube cimentar-se como um dos fatores de desenvolvimento da região”.

As comemorações prosseguiram com uma mesa redonda e visitas de campo.