Há 10 anos recebíamos uma das notícias mais aguardadas e desejadas pelo nosso concelho, a classificação, por parte da UNESCO, como Património da Humanidade.

Foi o culminar de mais de uma década de trabalho, de um grupo incansável, liderado pela nossa saudosa vereadora Dra. Elsa Grilo, a quem muito a cidade de Elvas tem a agradecer pelas suas décadas de dedicação exclusiva a um concelho, do qual não sendo natural, acolheu no coração.

Um feito que hoje muito nos orgulha e que se traduziu no reconhecimento da integridade e conservação do nosso património único e inigualável em todo o mundo, um legado dos nossos antepassados que temos que manter e conservar.

Um património de todos nós e que cabe a cada um zelar pelo mesmo, salvaguardando os critérios que levaram à sua classificação.

Hoje a “Cidade-Quartel Fronteiriça de Elvas e suas Fortificações” é já um destino turístico de eleição. Mais de dois milhões de visitantes, de diversas nacionalidades, já visitaram a nossa cidade e podemos assegurar que ainda temos muito para oferecer a quem nos visita.

Por tudo isto, a nossa missão de preservação da nossa história e das nossas memórias vai continuar e contamos com todos os elvenses!

O presidente da Câmara Municipal de Elvas
Comendador José Rondão Almeida