O Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE) inaugurou sábado, dia 18, uma nova exposição intitulada “2012 2020 – Obras da Coleção António Cachola”. Esta mostra reúne um conjunto de obras reunidas pelo colecionador entre 2012 e 2020, tais como esculturas, pinturas ou ainda desenhos. Também um conjunto de fotografias, instalações e vídeos “invadem” as galerias do MACE, numa coletânea que reúne obras de mais de trinta artistas.

Nuno Mocinha, presidente da Câmara Municipal de Elvas esteve na inauguração, acompanhado por Ana Paula Amendoeira, diretora Regional de Cultura do Alentejo e ainda por António Ceia da Silva, presidente do Turismo do Alentejo e Ribatejo. Cláudio Carapuça, vice-presidente da Câmara Municipal de Elvas assistiu à abertura da exposição, e ainda os vereadores Vitória Branco e Tiago Afonso.

A Câmara Municipal de Elvas e o Comendador António Cachola alargaram a exposição a outros espaços históricos da cidade. O Paiol Nossa Senhora da Conceição foi um dos espaços escolhidos. Recebeu a obra “Vadios” (2018) da autoria de João Pedro Vale e Nuno Alexandre Ferreira. Já o Forte da Graça acolheu a obra “Against the Enamel”, criada em 2014 por Priscila Fernandes.

Esta nova exposição do MACE incide sobretudo na valorização dos bens materiais e imateriais da cultura local, permitindo a sua vivência através da experiência expositiva. Surge também para dar um estímulo à criação artística por parte dos artistas portugueses. A exposição vai estar patente até 3 de janeiro de 2021.