Os municípios de Elvas, Badajoz e Campo Maior reuniram esta segunda-feira, dia 6, nos Paços do Concelho em Elvas, no âmbito dos encontros de trabalho mensais da Eurocidade Badajoz-Elvas-Campo Maior.

Nesta sessão, os autarcas presentes: comendador José Rondão Almeida, do Município de Elvas e atual presidente da EuroBEC; Luís Rosinha, do Município de Campo Maior, e Ignacio Gragera, do Ayuntamiento de Badajoz, aprovaram todos os pontos por unanimidade.

Foram entregues os estatutos e convénios devidamente revistos pelos serviços jurídicos de cada município, devendo os mesmos agora serem levados a reunião de Câmara e Assembleia Municipal para serem homologados e enviados para as entidades responsáveis.

Os autarcas ficaram a conhecer a disponibilidade de fundos no âmbito do INTERREG 2014-2020 POCTEP, tendo sido aprovado a sua alocação às áreas da promoção da AECT, promoção da Eurocidade e área urbana.

Os três municípios aprovaram levar a reunião de câmara a proposta para a adesão conjunta ao projeto “EuroBEC Comunidade Europeia do Desporto 2024”.

Foi feito o ponto de situação sobre a sede, estando em fase de finalização das estruturas para a abertura da sede da EUROBEC na Fronteira do Caia.

O coordenador da EuroBEC, João Paulo Garrinhas, fez um balanço positivo da participação da EUROBEC na Feira do Livro de Badajoz, onde foi proposta ainda a criação da Associação de Escritores da EUROBEC, acolhida pelos três municípios.

Os presentes aprovaram o protocolo com a Papelaria Colón de Badajoz para a criação de um espaço literário, na Próxima Feira do Livro de Badajoz; assim como a realização do “Festival das Palavras/Festas das Palavras” em cada centro urbano da EuroBEC.

Aprovados o protocolo de colaboração entre Associação Empresarial de Elvas com a EUROBEC, como objetivo de promover o desenvolvimento de um Bairro Comercial Digital; e o protocolo com a Universidade da Extremadura, no âmbito da temática “Gestión de flujo de visitantes y virtualización del Patrimonio con el fin de crear Itinerarios Inteligentes para experiencias Inclusivas y Sostenibles de Turismo Accesible (PI3STA)”.

Discutida a agenda Cultural da EuroBEC e o ponto de situação sobre os panfletos de turismo para promoção da EuroBEC.

A EuroBEC vai participar no Encontro de Eurocidades, em setembro, nas “Conferências Internacionais de Salamanca em julho, e “Reunion de transferencia” promovida pela Eurociudad de Guadiana.