Presidente: João Ricardo Serra Charruadas (PS)

Contactos
Rua de S. Vicente, s/n
7350-481 São Vicente e Ventosa
Elvas
+(351) 268 611 185
jfsaovicente@hotmail.com 

São Vicente e Ventosa

A freguesia de São Vicente e Ventosa aglomera as povoações de São Vicente, Ventosa e Alentisca. Possui cerca de 800 habitantes e com uma área de 101,53 km2, era a segunda maior freguesia de todo o país, antes da reorganização das freguesias, em 2013.

A freguesia possui um enorme património arqueológico romano com dezenas de villae, entre as quais se destaca a da Quinta das Longas. Este povoamento disperso continuou até bem tarde, uma vez que a paróquia de São Vicente só é criada no início do séc. XVI. A Igreja Matriz de São Vicente é obra do final do séc. XVI, mandada edificar pelo primeiro Bispo de Elvas, D. António Mendes de Carvalho.

A paróquia de Nossa Senhora da Alentisca foi suprimida em 1760, repartindo-se a sua área entre as paróquias de Santa Eulália e de São Vicente. Em 1859, a paróquia de Ventosa passou a ser incluída na de São Vicente.

Âmbito: Receção dos pedidos dos munícipes, no âmbito das competências do Município de Elvas; Consequente tramitação para os serviços municipais, quando aplicável e resposta final ao pedido dos munícipes.

Copyright © 2020 Município de Elvas