Dar a conhecer às crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico do concelho, a história da Batalha das Linhas de Elvas e a sua importância para a independência do país, é o objetivo da recriação que a Câmara Municipal de Elvas, em parceria com a associação juvenil Arkus, tem vindo a realizar.

Até 17 de janeiro as atividades decorrem nas escolas e nesta ação os petizes ficam a conhecer o contexto do cerco da cidade pelas tropas espanholas, a importância que a cidade tinha naquela época em termos militares, e que culminou com a Batalha das Linhas de Elvas em 1659, adaptando-a para o público mais jovem, através do teatro e de personagens como a do general André de Albuquerque Riba-Fria.

Com esta iniciativa, pretende-se consciencializar as crianças para a história da nossa cidade, dotando-os de conhecimento sobre a mesma e, simultaneamente, divulgar a tradição militar que sempre existiu em Elvas.