A Câmara Municipal de Elvas aprovou em sessão do executivo, realizada a 22 de fevereiro, um conjunto de eventos que já fazem parte da programação cultural do concelho.

Assim, foi aprovado, por unanimidade, a realização do XV Festival Medieval de Elvas, entre os dias 6 e 9 de julho, nas artérias do Centro Histórico da cidade, com uma programação diversificada e alusiva à época.

Aprovada a realização da 8ª edição do ArtJazz Festival, no Cine-Teatro Municipal de Elvas, de 27 a 29 de abril, com os concertos a ter início pelas 21h30.

A realização do 27º Torneio da Malha do Concelho de Elvas “João Brioso”, de 4 de março a 25 de abril, com jornadas nas freguesias do concelho, e em parceria com a Associação Desportiva Recreativa e Cultural da Juventude de São Vicente e Ventosa.

O Castelo de Elvas vai acolher, de 24 de março a 9 de abril, a exposição “Duarte D’Armas – do cálamo ao drone”, e cuja abertura contará com uma conferência pelo Dr. Santiago Macias.

Os eleitos aprovaram a adenda ao protocolo realizado com a Associação dos Amigos de Vila Fernando.

O Museu de Arte Contemporânea de Elvas vai levar a todas as freguesias do concelho o projeto “Arte Fora de Portas”, com o objetivo de dar a conhecer o museu e a arte contemporânea, de março a novembro deste ano.

Os eleitos tomaram conhecimento da decisão Final de Aprovação do 1º Pedido de Alteração ao Projeto 181.531 “(Re) Arborização e Beneficiação de Espaços Verdes na Cidade de Elvas”, da decisão de aprovação da 5º reprogramação da operação ALT20-06-4842-FEDER-000180- Ampliação do Complexo Social da Boa-fé, da aprovação da 5ª reprogramação da operação ALT20-02-5673-FEDER-000058 – Escola E.B. 2, 3 de Santa Luzia, do apoio da Câmara Municipal de Elvas à candidatura do Projeto “RADENA” – ratificar, e da aprovação da candidatura e contrato de financiamento do Programa RecolhaBio.

Aprovada a proposta de alteração do mapa de pessoal para 2023, com a inclusão de três postos de trabalho para motoristas de pesados; e a revisão orçamental nº1, que vão agora ser enviadas á Assembleia Municipal de Elvas.

Aprovada a proposta de participação na Festa e Feira de Nanterre, em França, assim como a realização, em Elvas, do evento nacional Portugal a Dançar.

Os eleitos aprovaram ainda a realização da fase intermunicipal, de cariz distrital, do 16.ª Edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL), em Elvas, a 30 de março.

Aprovadas as cedências seguintes:
– Cedência do Cineteatro Municipal para o XXV Festival Internacional de Teatro de Elvas, a realizar entre 24 e 30 de março;
– do Centro de Negócios Transfronteiriço à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Elvas, para a realização do Torneio Dr. João Bugio;
– do Centro de Negócios Transfronteiriço para a realização do jantar e baile de finalistas da Escola Secundária D. Sancho II, no dia 7  de junho;
– do Cine-Teatro Municipal para a realização de um espetáculo solidário, que foi ratificada;
– do Coliseu Comendador Rondão Almeida para realização de espetáculo musical, de tributo aos Queen;
– do Coliseu Comendador Rondão Almeida para realização do evento Badajoz Throwdown 2023, a realizar em novembro;
– do Forte da Graça para visita gratuita;
– do Estádio Municipal de Elvas à Associação Desportiva do “Mundialito” de futebol juvenil,
– do Centro de Negócios Transfronteiriço ao Agrupamento de Escolas n.1 de Elvas, para a realização de uma Feira Medieval;
– do Coliseu Comendador Rondão Almeida para realização da Festa Ibérica Uniberland;
– de transporte para “O Elvas” Clube Alentejano de Desportos.

Atribuídos apoios ao Clube de Futebol “Os Elvenses”, Associação Aboim Jovem, SIR – Sociedade Instrução e Recreio, Associação de Trabalhadores da CME, e APPACDM de Elvas.